novidades

noticias

Publicada: 22/12/2022

Realizada a formatura dos Aprendizes Cooperativos Administrativos e do Campo da Cotriel

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Na noite de terça-feira, 20 de dezembro, na Afeco, foi realizada a formatura das três turmas de aprendizes Cooperativos da Cotriel que concluíram o curso em 2022. Foram duas turmas do Aprendiz Cooperativo Administrativo e uma do Aprendiz Cooperativo do Campo, sendo esta a primeira turma do programa que foi aberta pela Cooperativa. O evento teve a presença dos alunos, pais e demais familiares. Foram entregues os certificados de conclusão aos estudantes.

Presidentes da Coeducars e da Cotriel e representantes das turmas ressaltam importância do programa para o futuro dos jovens

A presidente da Coeducars, Fátima Hallal salientou que em cada formatura se confirma a importância destes projetos para os jovens, que, além da primeira experiência no mercado de trabalho, serão cidadãos conscientes na sociedade: “ A gente vê a família unida e eles crescendo como pessoas, saindo com os valores cooperativistas muito fortes. No caso do aprendiz cooperativo do campo, pude conhecer alguns projetos e pude perceber o quanto cada jovem se empenhou para que a sua propriedade tivesse uma iniciativa viável e que ficasse como legado, a fim de gerar rentabilidade para as suas famílias”, afirmou.

Fátima Durigon, analista do Setor de Gestão de Pessoas disse ser uma alegria muito grande em voltar a fazer formaturas presenciais e que a Cooperativa e o mercado de trabalho ganham com estes jovens que passam a estar mais qualificados para atuar nas empresas: “Os setores da Cotriel ganharam muito, pois eles tiveram muito empenho e comprometimento nas suas atividades práticas. Eles dão um passo muito importante em suas carreiras, expandindo sua visão e passando a ter a possibilidade de entender como se apresentar para o mercado e qual profissão que irão buscar. O Aprendiz do Campo teve iniciativas que muito bem nos representaram em feiras e agora teremos filhos de produtores com ainda mais vontade de empreender e gerar receita para as suas propriedades”, frisou.

Leocezar Nicolini, presidente da Cotriel evidenciou que o papel do sistema cooperativo é ajudar que os filhos dos associados e jovens que estão ligados á Cooperativa possam buscar um aprendizado, conhecimento e experiência para se preparar para o mercado de trabalho e para a vida: “Alguns vão seguir trabalhando, outros vão empreender ou ainda decidir qual rumo irão dar para a sua vida. Este trabalho passa por muitas mãos e temos de reconhecer a Coeducars, na qual seus professores trabalharam várias disciplinas com os estudantes e a Cooperativa, que recebeu cada um em seu setor e pôde ensinar na prática o trabalho com pessoas e aprender uma profissão, na qual cada um ganhou sua experiência. No aprendiz do campo, tivemos relatos de muitos projetos que irão continuar e a demanda é tão grande que já começamos mais uma turma em Salto do Jacuí, e que já está dando excelentes resultados, pois o interesse dos alunos é sim ajudar seus pais no interior”, encerrou.

Também se pronunciaram em nome das turmas A, B e C, respectivamente os professores Lucas Brambati, Inque Schneider e Leone Bandeira, que agradecera ter sido escolhidos amigos das turmas e ressaltaram a importância que cada estudante teve em sua vida e o quanto se empenhou em aprender no curso.

Os projetos Aprendiz Cooperativo do Campo e Aprendiz Cooperativo Administrativo são promovidos pelo Sistema Ocergs/Sescoop/Escoop, a Cotriel e a Coeducars.

Fotos e imagens das entrevistas: Andreas Campo

Texto e reportagens: Roger Nicolini

Edição das fotos: Rafael Dona

Entrevista com o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini

Aqui a entrevista com Fátima Hallal, da Coeducars

Entrevista com Fátima Durigon, analista de gestão de pessoas da Cotriel