Publicada: 15/07/2024
segunda-feira, 15 de julho de 2024
Fonte: Setor de Comunicação
Na tarde desta quinta-feira, 11 de julho, na Afequinho, em Salto do Jacuí, aconteceu uma importante reunião referente ao Jovem Aprendiz do Campo Cotriel. Alunos e pais de Arroio do Tigre, Jacuizinho, Salto do Jacuí, Sobradinho e Tunas estiveram presentes.
Na abertura, a assessora administrativa da Cooperativa, Ana Beatriz Gava ressaltou a busca que a Cotriel tem feito em agregar cada vez mais jovens tanto no aprendizado do campo, desenvolvendo projetos nas suas propriedades quanto proporcionando conhecimento em sala de aula. “Temos várias vagas em aberto nessa região, que é extremamente rica em outras culturas além da soja, com pequenas propriedades pujantes em milho, fumo, leite. Então pedimos que espalhem esta notícia e chamem mais alunos para se inscreverem, pois o papel social da Cotrielé proporcionar conhecimento”, frisou.
Logo após, Fátima Hallal, presidente da Cooperativa Coeducars, responsável pelos professores que conduzem as teorias e as práticas frisou que o trabalho da instituição juntamente com a Cotriel é acompanhar cada estudante de perto: “Cada aluno importa e devemos ressaltar que estamos desenvolvendo-os porque acreditamos que vocês tem um grande potencial. Aproveitem essa oportunidade", lembrou.
Ao final, o jornalista e economista Beto Canello, da Exitus Treinamentos realizou uma importante abordagem sobre o Cooperativismo. Abordou aspectos como definição de Cooperativa, seu símbolo, origem, princípios, o Cooperativismo no Brasil e no Rio Grande do Sul e no atual modelo econômico, associação e gestão profissional do sistema e organização de uma Cooperativa. Também lembrou das responsabilidades dos dirigentes e dos associados, direitos e deveres dos associados, a importância dos associados se interessarem pelo que é discutido nas reuniões, ramos do cooperativismo, classificação das Cooperativas, organização do Sistema Cooperativista, órgãos e entidades de apoio e tendências do Cooperativismo. “Cada um de vocês irá dar continuidade, a partir de sua propriedade, à sua Cooperativa. Se interessem pelo trabalho no campo e nunca deixem de participar da Cotriel, pois ela pertence a cada um de vocês”, afirmou.
Fotos e reportagem: Roger Nicolini