Publicada: 22/05/2024
quarta-feira, 22 de maio de 2024
Fonte: Setor de Comunicação
Na tarde desta segunda-feira, 20 de maio, iniciou, de forma on-line, a 3ª turma do Programa Jovem Aprendiz do Campo. Promovido pela Cotriel, com parceria de coordenação pedagógica e corpo docente da Cooperativa Coeducars.
O programa terá o total de 1104 horas-aula, sendo 400 horas de aulas teóricas e 704 horas práticas, com término previsto para o mês de setembro de 2025. São 29 jovens participantes distribuídos nos municípios citados anteriormente.
Segundo a Psicóloga do Setor de Gestão de Pessoas da Cotriel, Daniele Vilarinho, o número expressivo de jovens que aderiu o projeto, reforça o compromisso da Cooperativa de incentivar o interesse dos filhos de produtores pelo trabalho no campo, fortalecendo o trabalho das propriedades rurais. “O esforço conjunto de duas instituições empenhadas no avanço rural e educacional visa não apenas fortalecer as propriedades agrícolas, mas também inspirar os jovens a desempenharem um papel ativo no desenvolvimento das terras de suas famílias. O setor de Gestão de Pessoas agradece a parceria com a Coeducars para que, juntos, tornemos este programa uma realidade”, frisou.
Fátima Durigon, coordenadora do programa na Coeducars acrescentou que as entidades acreditam firmemente que o futuro da agricultura está nas mãos da próxima geração: “Por esta razão é entendemos que investir nesta iniciativa e despertar o interesse em capacitar os jovens para as demandas do setor agrícola moderno. Por meio de uma combinação de educação prática e teórica, os participantes terão a oportunidade de adquirir habilidades valiosas, enquanto desenvolvem um profundo entendimento das nuances e desafios do trabalho no campo”, salientou.
As disciplinas, que serão ministradas todas em formato on-line terão como tema: cidadania e trabalho; cooperativismo; formação humana e sustentabilidade; informática; educação financeira; comunicação oral e escrita; matemática comercial e financeira; gestão de projetos; empreendedorismo rural, agronegócio e marketing; segurança do trabalho e ergonomia; suinocultura, avicultura e piscicultura; horticultura; cultura de grãos/grandes culturas; gestão e planejamento na empresa rural; bovinocultura de corte e leite; economia dos recursos naturais. Nas disciplinas práticas, serão realizadas visitas técnicas nas propriedades, com apresentação de projetos de sustentabilidade na propriedade rural e seminários pedagógicos de forma presencial.