Publicada: 19/07/2023
quarta-feira, 19 de julho de 2023
Fonte: Setor de Comunicação
Na tarde desta terça, 18 de julho, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Darci Teodoro Sampaio, da cidade de Salto do Jacuí realizaram a apresentação das iniciativas que irão desenvolver no Programa Aprendiz Cooperativo do Campo. Estiveram presentes, além dos jovens, suas famílias, professores e a Secretária de Educação do Salto do Jacuí, Mariodete Pinto. O evento foi promovido pela Coeducars, que coordena o programa.
“Os projetos são resultados do interesse e envolvimento dos alunos e professores, que com e muita persistência, criatividade e disposição, dedicaram-se em pesquisas, e colocaram em prática seus conhecimentos. Parabenizamos os alunos pelo trabalho desenvolvido, e a coragem de seguirem seus projetos, uma vez de que foram colocadas a prova muitas adversidades e, mesmo assim, eles encontraram soluções para seguirem seus trabalhos, contando com o apoio das famílias e o conhecimento de anos” enfatizou a analista do setor de gestão de pessoas da Cotriel, Fátima Durigon. A cooperativa foi representada pela colaboradora da área, Vitória Piacetta e o colaborador da Unidade de Salto do Jacuí, Marcelo Pereira.
“Foi possível evidenciar que o maior objetivo de nosso projeto está sendo alcançado, que é a sucessão familiar, o empreendedorismo a valorização do cultivo no campo”, frisou a diretora da escola, Maristela Schmitz.
Para Inque Schneider, da Coeducars, que acompanha também esta iniciativa, os trabalhos mostram que os estudantes e suas famílias estão empenhados em viabilizar cada vez mais suas propriedades: “Nestas mais de quatro décadas que acompanho a área de educação, este trabalho que estamos desenvolvendo junto com a Cotriel e a parceria com o município, está produzindo um estímulo importante para que estes alunos aprendam a empreender e, gostar do local onde moram, que lhes proporcionará um futuro”, afirmou.
Promovida pela Cooperativa do Trabalho dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul – Coeducars, em parceria com o Sistema Ocergs Sescoop e Cotriel, a iniciativa, que iniciou em 2021, congrega jovens de escolas de Espumoso e localidades do Depósito, Pontão do Butiá e Serra dos Engenhos, Campos Borges, Alto Alegre e Salto do Jacuí.
Fotos: Marcelo Pereira