Publicada: 05/09/2022
segunda-feira, 5 de setembro de 2022
Fonte: Setor de Comunicação
Na tarde de sexta-feira, 02 de setembro, na Afeco, a Cotriel e a Coeducars promoveram o 1º Seminário de Integração do Aprendiz do Campo. Com o tema “Sucessão Familiar”, teve como palestrante Luiz Roberto Canello, da Exitus Treinamentos. Participaram alunos do projeto e seus pais.
Na abertura do evento, Cristiano Corazza, assessor de grãos e fomento, ao se manifestar em nome da Direção da Cotriel frisou que o trabalho dos jovens no campo proporciona ganhos às propriedades e à Cooperativa, que contará com os associados do futuro cada vez mais integrados ao cooperativismo.
Cristiane Fagundes, diretora da Coeducars, falou em nome da presidente da Cooperativa Fátima Hallal e disse que este seminário é mais uma etapa de valorização dos trabalhos realizados pelos jovens nas propriedades: “Pudemos ver ao longo do tempo excelentes iniciativas que foram implantados por vocês alunos as quais vamos poder conhecer os resultados. Parabéns a vocês que se desafiaram a pensar diferente e passaram a se envolver mais no dia-a-dia do local onde vivem”, destacou.
A analista do Setor de Gestão de Pessoas da Cotriel, Fátima Durigon, reforçou o papel da Cooperativa em acreditar nos aprendizes e o quanto o programa está transformando a realidade das famílias e da região: “Quando começamos esta primeira turma em junho de 2021, tínhamos uma expectativa diferente, uma vez que ainda vivíamos a pandemia. Mas com o passar do tempo, o programa só se solidificou e já deixa um legado importante para a Cotriel e para nossa área de abrangência, uma vez que também é uma forma de dar a primeira oportunidade aos jovens de começarem a trabalhar no que é seu, na sua propriedade”, lembrou.
Luiz Roberto Canello, finalizou com uma palestra sobre Sucessão Familiar. Divulgou números que demonstram que até 2050 é necessário que a produção de alimentos precisará aumentar 70%. “Hoje 80% dos alimentos do mundo vem de pequenos agricultores. É preciso cada vez mais conhecimento e para melhorar o trabalho na propriedade nem sempre é necessário fazer investimentos, basta apenas acabar com os desperdícios. Hoje a Cotriel, já tem esta percepção que todos os segmentos da família – homem, mulher e jovem, tem a sua importância e tem sido constantemente trabalhados com várias iniciativas, conhecendo a Cooperativa e recebendo qualificação nos bancos escolares como o aprendiz cooperativo”, enfatizou.
Assista aqui a entrevista de Beto.
O Programa Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo é um projeto do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, que atende as cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência dos mesmos no campo e promovendo a sucessão familiar. O curso é realizado através da parceria entre a Coeducars e Cotriel. Serão realizadas um total de 1104 horas, com divididas em 17 Unidades Temáticas. O término está previsto para 16 de novembro de 2022.
Aqui as entrevistas de duas alunas:
Camila Moraes Camargo fala de seu projeto de galinhas poedeiras
Mariéli Zanata da Silva destaca o projeto de criação de peixes
Texto e reportagens: Roger Nicolini
Fotos e imagens: Luana Signor/ Estagiária sob supervisão