novidades

noticias

Publicada: 11/07/2023

Trabalhos das Escolas do Cotriel Educando envolvem jovens, famílias e propriedades

terça-feira, 11 de julho de 2023

Fonte: Setor de Comunicação

O Programa Cotriel Educando para o Campo segue movimentando as Escolas da região. A professora Inque Schneider, da Cooperativa Coeducars, que este ano faz o acompanhamento in loco do andamento da iniciativa, esteve ao longo dos meses de junho e julho nas escolas  Princesa Isabel (Alto Alegre), Menino Deus (Campos Borges) Leonel de Moura Brizola (Cidade) e Roberto Textor (Serra dos Engenhos), ambas de Jacuizinho e nas Escolas de Salto do Jacuí, Euclides Kliemann (Tabajara) João Gonçalves ( Capão Bonito ). Nestas escolas está sendo trabalhado o tema “Eu, minha família e minha propriedade”.

As escolas Augusto Peruzzo, (Pontão do Butiá), Emílio Henrique Schmitt (Campo Comprido), Imaculada Conceição (Depósito) seguem suas atividades  as quais são acompanhadas por  Cristiane Vione e Janesca Ozelame, da Secretaria de Educação de Espumoso.

A iniciativa, destinada a alunos do 6º e 7º ano, é promovida pela Cotriel, com a assessoria pedagógica da Secretaria de Educação de Espumoso. Este ano, o monitoramento das escolas de Espumoso será feito pela secretaria local e nos educandários de Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho e Salto do Jacuí,  pela Coeducars, que se soma ao programa, bem como o apoio do Fundo Social do Sescoop/RS, que está dando aporte financeiro.  

No cronograma até setembro, serão realizados cursos sobre o tema “Desenvolvimento Empreendedor”, com o sócio da empresa Raiz Protection, Gabriel Ozelame e curso prático nas hortas escolares com a Engenheira Agrônoma Débora de Camargo. Até  outubro, ocorrerão as entregas das apostilas nas escolas e palestras sobre cooperativismo. O encerramento do projeto este ano será dia 31 de outubro, na Afeco, com apresentações das iniciativas de todas as escolas, batizada de “Tarde de Inovação Empreendedora Escolar”.

O tema geral do Educando para o Campo este ano é “Inovação no Empreendedorismo Rural”. 

Fotos: Inque Schneider/ Coeducars