Publicada: 21/10/2024
segunda-feira, 21 de outubro de 2024
Fonte: Setor de Comunicação
Na última sexta-feira, 18 de outubro, a Assembleia Legislativa do Estado promoveu o lançamento do livro de Boas Práticas Pedagógicas da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul. Em sua segunda edição, a obra, editada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Legislativo gaúcho, possui 79 Boas Práticas, sendo que a EMEF Augusto Peruzzo, do Pontão do Butiá, uma das que integram o Projeto Cotriel Educando para o Campo teve a sua iniciativa demonstrada. Um dos primeiros educandários a aderir ao projeto, no livro mostra o sucesso da estufa na qual são cultivadas verduras que são comercializadas na comunidade do Pontão do Butiá e entre as famílias dos alunos, com toda a renda sendo revertida para a manutenção da estufa.
A professora Fabiana Gasparetto, o diretor Luciano Morás e a Secretária de Educação de Espumoso, Magali de Oliveira, participaram do evento. Para o diretor, é o reconhecimento que a iniciativa deu certo e continua a gerar resultados positivos na comunidade. Na opinião da secretária de Educação, o trabalho tem alcançado excelentes resultados e continua envolvendo comunidade escolar, proporcionando que todos tenham ganhos significativos.
O objetivo do encontro foi a divulgação das Boas Práticas Pedagógicas das escolas públicas, sendo que na ocasião foram realizadas, além da exposição das práticas, ciclo de debates e lançado o livro com os relatos das experiências selecionadas.
O Cotriel Educando para o Campo é destinado a alunos do 6º e 7º anos, com a assessoria pedagógica da Secretaria de Educação de Espumoso, com as coordenadoras Janesca Ozelame e Cristiane Vione, que monitora os educandários dos municípios de Espumoso, Alto Alegre e Tunas. Já as escolas de Campos Borges, Jacuizinho e Salto do Jacuí seguem sendo coordenadas pela Coeducars. As escolas participantes são: Escola Augusto Peruzzo, (Pontão do Butiá), Emílio Henrique Schmidt (Campo Comprido), Imaculada Conceição (Depósito), município de Espumoso; Princesa Isabel (Treze de Maio), de Alto Alegre, Escola Menino Deus de Campos Borges e Leonel de Moura Brizola (Cidade) e Roberto Textor (Serra dos Engenhos), em Jacuizinho e Euclides Kliemann (Tabajara) e João Gonçalves Vieira (Capão Bonito), em Salto do Jacuí e de Tunas são as municipais Casemiro de Abreu (Linha Floresta) e Rui Ramos (Nossa Senhora Aparecida).
Assista abaixo a entrevista
Fotos: Janesca Ozelame/Arquivo pessoal