novidades

noticias

Publicada: 03/11/2010

Sementes tolerantes à seca

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A tecnologia deve permitir que as lavouras tenham mais estabilidade de rendimento durante períodos de estiagem. A empresa deve lançar no mercado norte-americano em 2012 a primeira geração de híbridos com essas características. "Além de sua importância para áreas que sofrem com estresse hídrico, esta tecnologia também vai reduzir o uso de água em áreas irrigadas. A planta deve produzir 10% a mais que a sem o gene que confere a tolerância".
Após o lançamento comercial dos híbridos nos Estados Unidos, a Monsanto pretende iniciar pesquisas com a tecnologia no Brasil. Como tolerância à seca é uma característica complexa, os testes serão fundamentais para definir qual região e, portanto, contra qual tipo de estresse as sementes são indicadas.
No Brasil, os melhoristas da empresa trabalham constantemente para trazer ao mercado híbridos de milho que tenham melhor desempenho em uma situação de estresse hídrico. O melhoramento genético convencional é responsável por assegurar os bons índices de produtividade alcançados pelas lavouras do país na Safrinha, período naturalmente marcado por uma fase de estiagem.
Desenvolver soluções que garantam a eficiência das lavouras com um menor uso de água é um dos principais desafios das pesquisas agrícolas da atualidade, seja pela questão da sustentabilidade ou pelas consequências das mudanças climáticas. Enquanto alguns países utilizam a irrigação, no Brasil a produção dependente em grande parte das chuvas.
O gerente de Relações Científicas da Monsanto, Eugenio Ulian, acrescenta que a relação entre os recursos hídricos e a agropecuária é um assunto que interessa não apenas para a comunidade científica e o produtor rural. "É uma questão socioambiental, pois precisamos produzir mais na mesma área para que seja possível nutrir uma população global que deve chegar a 9 bilhões em 2050. Mais produtividade no campo significa grãos e fibras por um preço mais baixo, ou seja, mais alimento".

Fonte: Gazeta Digital.