novidades

noticias

Publicada: 25/01/2023

Programa de certificação de propriedades livres para brucelose e tuberculose da CCGL prevê incentivo ao produtor

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Fonte: Ascom CCGL

A  CCGL possui o Programa de Certificação de Propriedades como Livres de Brucelose e Tuberculose,  maior programa da iniciativa privada do Brasil na erradicação destas zoonoses e que segue as diretrizes do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose – PNCEBT.

A coordenadora do programa na CCGL, Médica Veterinária Rubiele Vargas enfatizou que o projeto tem por objetivo o saneamento de propriedades para Brucelose e Tuberculose, consideradas zoonoses, ou seja, doenças passíveis de transmissão do animal ao homem.  “A Instrução Normativa N° 77, que está em vigor desde 26 de novembro de 2018, estabelece que os fornecedores de leite realizem o controle destas doenças, respeitando normas e procedimentos estabelecidos no PNCEBT, sendo essas ações inclusas no Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite que o laticínio desenvolve junto aos seus fornecedores de matéria prima.

Atualmente a CCGL promove aos seus fornecedores de leite o custeio total do processo de Certificação de Propriedades Livres para Brucelose e Tuberculose, desde o processo de obtenção do certificado, bem como o reteste anual de renovação da certificação, perante a entrega de leite com status certificado por um ano. São custeados os valores dos testes, valores dos brincos de rastreabilidade e o serviço dos Médicos Veterinários Habilitados, prestadores de serviços à empresa na execução das atividades do projeto a campo.

Diante à importância do controle destas zoonoses, com objetivo de promover saúde pública e obtenção de matéria prima de qualidade a empresa realiza a bonificação de R$ 0,02 por litro de leite entregue, oriundo de propriedades Certificadas Livres de Brucelose e Tuberculose.

Para ter acesso ao processo de Certificação via CCGL é necessário que o produtor esteja em dia com a Inspetoria Veterinária correspondente a sua propriedade, demonstre interesse em participar via assistente técnico de campo, que orientará e direcionará ao Médico Veterinário Habilitado correspondente para que seja agendado o início do processo de certificação.

Na região de Espumoso, Alto Alegre e Campos Borges, quem realiza este trabalho é o Médico Veterinário Tiago Corazza. Os agendamentos devem ser feitos com o mesmo pelo fone 54-99633-2904. Na região Centro Serra, desde Salto do Jacuí, Jacuizinho, Tunas, Arroio do Tigre, Estrela Velha e Sobradinho, é o Veterinário Sílvio Soares, que pode ser contatado pelo fone 51-99563-0054.

Ouça neste link a entrevista do Médico Veterinário Tiago Corazza sobre o assunto.

Texto: Rubiele Vargas

Foto: CCGL/ Divulgação