Publicada: 06/09/2024
sexta-feira, 6 de setembro de 2024
Fonte: Ascom CCGL
Nesta quinta-feira, dia 05, a área do Tambo Experimental da CCGL foi o cenário do XIV Dia de Campo, que reuniu mais de 800 participantes em um dia repleto de aprendizado e troca de experiências. Com 8 estações distribuídas ao longo do evento, os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar em temas essenciais para a produção leiteira, como fertilidade do solo, gestão eficiente e saúde animal.
A Cotriel participou com 40 associados das regiões Alto Jacuí e Centro Serra. Da área animal, participaram os Médicos Veterinários Cassiano Corazza (Alto Alegre), Dionattan Bohrer (Arroio do Tigre) Felício Camargo (Espumoso), os técnicos agrícolas inseminadores Eduardo Couto (Estrela Velha) e Josiel Campos (Espumoso) e o gestor do Departamento Animal, Jefersson Keller.
Entre os temas abordados, a estação liderada pelos especialistas Dr. Jackson Fiorin e Dr. Tiago Hörbe tratou sobre práticas sustentáveis para revitalizar a fertilidade do solo.
Também foi destaque no evento o debate sobre o manejo fitossanitário no milho, conduzido pelos pesquisadores Dr. Mario Bianchi, Dr. Glauber Stürmer e Dr. Carlos Pizolotto, que compartilharam estratégias essenciais para proteger e maximizar a safra de milho, uma cultura fundamental para o equilíbrio da alimentação animal. Outro assunto abordado foi como maximizar o potencial reprodutivo através de uma gestão eficaz, conduzido por Douglas Manfro, Eduardo Demarco e Andréia Beck.
Outro ponto alto foi a estação conduzida por Darlan Schwade e Amanda Godoy, que apresentaram a Smartcoop, uma ferramenta tecnológica que está transformando a gestão das propriedades rurais, facilitando o controle das atividades diárias e melhorando a eficiência produtiva. Além disso, a irrigação foi tema central em outra estação, com Michel Kraemer e Tiago Kunz destacando como essa prática pode transformar a produtividade nas propriedades.
Com foco na saúde animal, Dra. Natália Bastos e Dr. Éder Motta conduziram a estação que abordou a saúde ruminal e a importância de melhorar os sólidos no leite, reforçando a necessidade de práticas que assegurem a qualidade do produto final que chega à mesa dos consumidores.
Para a Gerente de Operações da CCGL, Silvana Trindade, o dia foi fundamental para divulgar alternativas práticas que tornam a atividade mais rentável, proporcionando um momento enriquecedor para discussões de alto nível técnico e fortalecendo ainda mais o relacionamento com os produtores de leite que abastecem a indústria.
O XIV Dia de Campo da CCGL reforçou o compromisso com o futuro do setor leiteiro, unindo tradição e inovação para fortalecer ainda mais o campo. Foi um dia de inspiração, conhecimento e crescimento para todos os envolvidos.
Fotos: Jefersson Keller/Arquivo pessoal