novidades

noticias

Publicada: 25/04/2023

Professores envolvidos com o Cotriel Educando para o Campo passam por capacitação

terça-feira, 25 de abril de 2023

Fonte: Setor de Comunicação

Na noite da última quarta-feira, 19 de abril, no Auditório da Afeco, em Espumoso, ocorreu a primeira formação que faz parte do cronograma do Projeto Cotriel Educando para o Campo, que é desenvolvido pela Cotriel, com a coordenação pedagógica da Secretaria de Educação de Espumoso e participação, além do município das cidades de Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho e Salto do Jacuí, tendo o apoio da Coeducars e também o aporte financeiro do Sescoop RS.

Ao falar em nome da Cotriel na abertura do evento, a assessora administrativa, Ana Beatriz Gava ressaltou a importância da continuidade da iniciativa e o papel dos professores como fios condutores das novas iniciativas que irão ser desenvolvidas este ano.

Magali Oliveira, secretária de educação de Espumoso, valorizou a parceria da Cotriel que segue acreditando no projeto, com o pensamento direcionado nas escolas do campo, buscando qualidade de vida das famílias que vivem no interior, valorizando o jovem para que permaneça na propriedade rural: “O nosso trabalho como secretaria é compartilhar esta iniciativa com os demais municípios para que todos em conjunto continuem desenvolvendo este projeto com qualidade. Esta premiação de sexto lugar no Fundo Social do Sescoop no ano passado é graças à atuação de todos os professores, que não mediram esforços para fazer o Educando para o Campo dar certo”, afirmou. 

O professor Alexandre Garcia, que por cerca de duas horas através do desenvolvimento de vários conceitos e dinâmicas abordou o assunto “Professores Inspiradores” com iniciou sua fala lembrando que, a exemplo de todas as profissões, os professores tem inúmeros desafios: “O principal deles é prender a atenção dos estudantes, independente da idade. Para isso é necessário inventar coisas novas o tempo todo, pois o que funcionava há cinco anos atrás não tem mais o mesmo efeito. Para que seja possível desenvolver um portfólio de atividades, é preciso se permitir a testar. Ás vezes dá certo, ás vezes não dá certo e vamos ficando com o que vai dando certo. Se eu não me permito a ousar, independente da opinião alheia, eu não faço nada. A experimentação é o ponto central. E hoje a profissão passa por um novo momento, no qual se saiu do simples passar o conteúdo, que está disponível em todas as plataformas, para despertar o interesse, tornando-se mais atrativos e utilizando estas novas formas de transmitir o conhecimento. O professor inspirador é aquele que motiva o aluno a buscar conhecimento, sendo um curador e aproveitando a sua experiência para qualificar o que ensina aos seus assistidos. Para este mestre que se reinventa, sempre haverá um amplo mercado e valorização”, finalizou.   

Texto e reportagem: Roger Nicolini

Fotos e imagens: Andreas Campo

Assista aqui a entrevista com Alexandre.