Publicada: 16/11/2022
quarta-feira, 16 de novembro de 2022
Fonte: Setor de Comunicação
Na tarde desta segunda-feira, 14 de novembro, a Cotriel recebeu a visita de Baciro Djá, político de Guiné-Bissau e atual conselheiro do presidente daquele país. Ele foi acompanhado pelo associado Mário Bertani.
O político do país africano foi recebido pelo presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini e o vice-presidente, Paulo Edemilson Parizotto, que falaram sobre os principais números e atividades da Cooperativa.
Logo após, acompanhado do administrador industrial, Cesar Pierezan conheceu o funcionamento do moinho e a fábrica de rações, bem o recebimento da safra.
País da África Ocidental, Guiné-Bissau tem o Português como uma das línguas faladas. A nação foi colônia de Portugal, estando sob seus domínios desde o século 16, passando a ser independente somente em 1973. Com 2 milhões de habitantes, em uma área de cerca de 36 mil quilômetros quadrados, correspondente ao tamanho do estado de Sergipe, tem um histórico de instabilidade política.
O produto interno bruto (PIB) per capita da Guiné-Bissau é um dos mais baixos do mundo, enquanto que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) também é um dos piores do planeta. Mais de dois terços da população vive abaixo da linha da pobreza. A economia depende principalmente da agricultura; peixes, castanha de caju e nozes moídas são os seus principais produtos de exportação.
Fotos: Cesar Pierezan