novidades

noticias

Publicada: 21/01/2025

NF-e agora obrigatória: Emissão gratuita disponível para associados da Cotriel via Smartcoop

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Fonte: Ascom RTC/CCGL

A partir de 2025, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) será obrigatória para todos os produtores rurais no Brasil, substituindo o modelo 4 (talão de produtor), que será definitivamente descontinuado. Para facilitar a adaptação a essa nova exigência, a plataforma Smartcoop oferece uma solução prática para a emissão da NF-e, garantindo que todos os associados da Cotriel e das demais cooperativas que fazem parte da plataforma possam se adequar com segurança e eficiência.

Mudança obrigatória para a NF-e

A partir de 3 de fevereiro de 2025, todos os produtores rurais que, nos anos de 2023 ou 2024, obtiveram receita bruta superior a R$ 360 mil com a atividade rural, deverão emitir a Nota Fiscal Eletrônica (modelo 55) para todas as suas operações internas. Quem ainda utilizar o modelo 4 (talão de produtor) poderá continuar até 30 de junho de 2025, mas a partir de 1º de julho, o uso do talão será proibido. Já a partir de 5 de janeiro de 2026, a obrigatoriedade se estenderá a todos os produtores rurais, independentemente do faturamento, e o modelo 4 será totalmente descontinuado.

Emissão simplificada via Smartcoop

A Smartcoop oferece uma solução prática, segura e gratuita para a emissão de NF-e. O Smartcoop NF-e utiliza o Certificado Digital SafeID para a assinatura das notas fiscais, garantindo autenticidade e segurança. O SafeID é um certificado digital armazenado em nuvem, desenvolvido com tecnologia Safeweb, e pode ser adquirido diretamente na sua cooperativa. Essa solução foi projetada para simplificar o processo, eliminar burocracias e permitir que os produtores se adéquem rapidamente às novas exigências legais.

As cooperativas oferecem suporte para que os produtores possam tirar dúvidas, entender os processos e obter auxílio na utilização da plataforma Smartcoop e têm um papel importante nesse processo, fornecendo o apoio necessário para que todos os associados se adaptem de forma tranquila e eficiente à nova obrigatoriedade.

Não deixe para a última hora

A obrigatoriedade da NF-e será implementada gradualmente, e o tempo para adaptação está se esgotando. Com a plataforma Smartcoop, você pode iniciar o processo de emissão de NF-e agora mesmo, garantindo que sua propriedade esteja em conformidade com a legislação antes que o prazo final chegue. Aproveite o suporte das cooperativas e facilite sua transição para a NF-e. Para mais informações, entre em contato com sua cooperativa.