novidades

noticias

Publicada: 07/03/2023

Inicia mais uma turma do Jovem Aprendiz Cooperativo da Cotriel

terça-feira, 7 de março de 2023

Fonte: Setor de Comunicação

Na tarde desta segunda-feira, 06 de março, na Afeco, uma palestra deu início a turma 2023/2024 do Aprendiz Cooperativo da Cotriel. Estiveram presentes 73 estudantes de Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges e Jacuizinho, que formam um total de três turmas.

Na abertura, a analista do setor de gestão de pessoas da Cotriel, Fátima Durigon apresentou a Cooperativa e esclareceu dúvidas acerca do trabalho nos setores que os aprendizes começarão a desenvolver a partir de julho deste ano. “É um momento importante de acolhimento, de apresentação da nossa cooperativa. Muitos destes adolescentes ainda não conhecem a Cotriel, sua história, o seu trabalho e a partir de agora, eles passam a estar integrados à este mundo do cooperativismo”, destacou.

A psicóloga da Cooperativa, Aline Gadenz, disse que os jovens terão total apoio da Cooperativa: “Todos aqui são observados e a forma que desenvolvem seu trabalho pode destaca-los futuramente no mercado de trabalho.  Aproveitem esta primeira experiência e se desenvolvam, pois o mundo oferece muitas possibilidades”, lembrou.

As aprendizes Monique Moraes e Sofia Camargo agradeceram por terem sido selecionadas e veem este momento de estudarem e serem remuneradas como importante para o começo das suas carreiras profissionais.

Cristiane Fagundes, conselheira de administração da Coeducars, frisou que a expectativa cresce com o início de mais esta turma: “Temos que trabalhar para que estes jovens se tornem o profissional que a Cooperativa vem buscar no futuro. A formação é o primeiro passo e os demais tem de ser dados por eles,com muito comprometimento e trabalho”, afirmou.

Daniele Vilarinho, psicóloga e professora do curso, disse que esta oportunidade será de aprendizado também para ela: “ Até outro dia eu era aprendiz, trabalhei na Cotriel e agora recentemente concluí minha formação acadêmica. Terei a oportunidade de ensinar e aprender ao mesmo tempo e para eles espero que seja uma oportunidade de crescimento e amadurecimento”, salientou.

O Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS, que cumpre a Lei 10.097/2000 é destinado a estudantes entre 14 a 24 anos. Trabalhando na cooperativa, os jovens aprendem uma profissão e entram em contato com a cultura cooperativista. Além da formação técnico-profissional, o programa contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades. Serão 1000 horas, sendo 600 de práticas nos setores da Cotriel e 400 horas teóricas. A parte de sala de aula é coordenada pela Cooperativa dos Profissionais em Educação do RS, Coeducars, que tem sede em Tapera. São 18 Unidades Temáticas, destacando Contabilidade, Gestão de Vendas, Empreendedorismo, Comunicação Oral e Redação e Cooperativismo. Este ano, entraram disciplinas como Estratégia de Marketing na Era Digital e Marketing Pessoal. O curso termina com a formatura que está prevista para ocorrer em julho de 2024.

Reportagem, texto e fotos: Roger Nicolini