novidades

noticias

Publicada: 22/11/2024

Palestra para Jovens Aprendizes da Cotriel abordou inovação e protagonismo

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Fonte: Setor de Comunicação

Na tarde da última quinta-feira, 21 de novembro, aconteceu uma importante palestra para os jovens aprendizes da Cotriel. A Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Unijuí, a espumosense Danieli Oliveira Biolchi explanou aos adolescentes o tema "Juventude Ativa: Desenvolvendo o Potencial e Inovação Através do Protagonismo" A mesma palestra foi realizada para outras turmas também na sexta-feira, 22 pela atual secretária de educação de Espumoso, Magali Oliveira, que é Mestranda em Desenvolvimento Regional também pela Unijuí.

Através de reflexões e dinâmicas, os jovens foram conscientizados sobre questões como a importância de liderar e empreender, as quais segundo Danieli são ações distintas mas que, devem caminhar juntas. “O líder é aquele que, com o seu carisma e competência, consegue motivar e inspirar os seus colaboradores, sendo admirado, respeitado e seguido pela sua equipe e capaz de transformar adversidades em oportunidades, pois está sempre em busca de inovar e aproveitar seus recursos ao máximo”, frisou.

Outro ponto tocado pela especialista foi que a a liderança empreendedora é a junção das habilidades de um empreendedor e de um líder, que fazem com que um time se sinta capaz de atingir as metas com motivação. “Liderança e empreendedorismo ajudam os jovens a criar suas próprias oportunidades, em vez de esperar por elas. Essas habilidades aumentam a confiança e a responsabilidade, preparando-os para enfrentar desafios. Ao aprender tão cedo, os jovens se tornam mais capazes de liderar projetos e contribuir para uma sociedade melhor, mais inovadora e cooperativa”, ressaltou.

O exemplo da escola Augusto Peruzzo, do Pontão do Butiá, que integra o Cotriel Educando para o Campo, que recentemente teve a sua iniciativa demonstrada no livro Boas Práticas Pedagógicas da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul, editado pela Assembleia Legislativa e que mostra o sucesso da estufa na qual são cultivadas verduras que são comercializadas na comunidade do Pontão do Butiá e entre as famílias dos alunos, com toda a renda sendo revertida para a manutenção da estufa: “Estas boas práticas, frisam o papel que jovens e escolas tem, trabalhando de forma integrada”, destacou Danieli, que é pesquisadora na área do Cooperativismo, tendo participado, recentemente de um evento com pesquisadores realizado na Argentina.