Publicada: 31/03/2023
sexta-feira, 31 de março de 2023
Fonte: Setor de Comunicação
Na manhã desta quinta-feira, 30 de março, na Sala de Reuniões da Cotriel, uma importante palestra foi realizada para os Conselheiros de Administração e Fiscal da Cotriel. Na ocasião, Luiz Roberto Canello (Beto), da Exitus Treinamentos, abordou o tema “Importância do Agronegócio e do Cooperativismo”.
Na abertura da reunião, o presidente da Cooperativa, Leocezar Nicolini, lembrou que a diretoria e os conselheiros recentemente eleitos tem um papel fundamental para a continuidade do sistema cooperativista: “Vocês são os representantes democraticamente indicados para defender os interesses da sociedade. A busca de todos deve ser para que a Cotriel cresça e ao longo destes anos de nossa gestão aumentamos nosso tamanho e atuação, procurando tomar decisões que atendam todos. O Conselho de Administração e o Fiscal cada um tem sua função, mas é necessária uma aproximação para que haja um crescimento e o associado tenha orgulho de trabalhar com a Cooperativa. Este momento que tivemos com os conselhos foi para desenvolver a governança, a gestão e tratar a Cotriel como uma empresa, para que ela tenha continuidade”, destacou.
Logo após, Beto Canello palestrou por cerca de uma hora acerca do agronegócio e cooperativismo. Falando de sua experiência de 25 anos a frente do Setor de Comunicação da Cotriel, lembrou o surgimento da Liderança de Núcleos, trabalho que foi reconhecido pelas principais entidades do cooperativismo gaúcho e brasileiro como um case de sucesso. Destacou que os conselheiros tem um papel de serem exemplo na Cotriel, terem responsabilidade e fomentarem novas lideranças.
Beto divulgou dados da ONU que apontam que até 2050 o mundo terá de produzir de 60 a 70% a mais de alimentos e 73% a mais de carne e que 80% dos alimentos produzidos no mundo vem de pequenos agricultores. No Brasil, que tem 214 milhões de pessoas, estudos do IBGE apontam que apenas 15,6% dos brasileiros vivem na zona rural e 84,4% na zona urbana e que 39% do território brasileiro, que representa uma área de 333 milhões de hectares, é ligado à agropecuária, sendo 47,96% dedicada á pastagem, 27,49% composta por matas e florestas e apenas 18,16% corresponde à lavouras. Ao final, comentou acerca da atuação da Cotriel em 42 municípios do Estado e do faturamento de cerca de R$ 1,8 bilhão alcançado pela Cooperativa no exercício de 2022. “Agradeço imensamente a confiança da Direção da Cooperativa em me proporcionar esta oportunidade e que esta mensagem chegue, através de cada um de vocês à sociedade, para que fortaleça esta empresa”, afirmou. Na sequencia, cada Conselho seguiu com a sua reunião mensal conforme prevê o Estatuto Social da Cooperativa.
Ouça aqui a entrevista com alguns conselheiros.
Neste link a entrevista com Beto Canello.
O material apresentado por Beto Canello foi gentilmente cedido por ele e pode ser baixado neste link. Cada conselheiro recebeu estes slides de forma impressa.