Publicada: 13/07/2023
quinta-feira, 13 de julho de 2023
Fonte: Setor de Comunicação
As Escolas Menino Deus de Campos Borges, e Roberto Textor, da Serra dos Engenhos, Jacuizinho, seguem movimentando seus alunos no Projeto Cotriel Educando para o Campo.
Na sexta-feira, 07 de julho, no educandário de Campos Borges, o técnico agrícola da Unidade, Lucas Provensi realizou a entrega de um kit com pasta, caderno e caneta para os alunos. Na ocasião, realizou uma rápida explanação agradecendo a parceria e destacando o envolvimento da escola na iniciativa. A diretora, Elisabete Signor, enfatizou a participação da Cotriel e disse que os resultados obtidos ao longo destes últimos anos com o projeto são excelentes.
Terça-feira, 11 de julho, em Jacuizinho, a escola recepcionou o gerente da Unidade da Serra dos Engenhos, Vanderlei Marchioretto. Para a diretora Mara Vaz Textor, a parceria entre a Cooperativa e o educandário tem proporcionado crescimento aos jovens, suas famílias e às propriedades. Vanderlei também entregou os kits e em sua explanação afirmou que a Cooperativa tem um compromisso com as comunidades onde está inserida.
No cronograma até setembro, serão realizados cursos sobre o tema “Desenvolvimento Empreendedor”, com o sócio da empresa Raiz Protection, Gabriel Ozelame e curso prático nas hortas escolares com a Engenheira Agrônoma Débora de Camargo. Até outubro, ocorrerão as entregas das apostilas nas escolas e palestras sobre cooperativismo. O encerramento do projeto este ano será dia 31 de outubro, na Afeco, com apresentações das iniciativas de todas as escolas, batizada de “Tarde de Inovação Empreendedora Escolar”.
A iniciativa, destinada a alunos do 6º e 7º ano, é promovida pela Cotriel. A assessoria pedagógica é da Secretaria de Educação de Espumoso. As escolas de Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho e Salto do Jacuí são monitoradas pela Coeducars.
As escolas participantes são: Espumoso: Escola Augusto Peruzzo, (Pontão do Butiá), Emílio Henrique Schmidt (Campo Comprido), Imaculada Conceição (Depósito); Alto Alegre: Princesa Isabel (Treze de Maio), Campos Borges: Escola Menino Deus (Cidade) e Jacuizinho: Leonel de Moura Brizola (Cidade) e Roberto Textor (Serra dos Engenhos) e nas escolas de Salto do Jacuí Euclides Kliemann (Tabajara) e João Gonçalves (Capão Bonito).
O Sescoop, através do seu Fundo Social, também está dando aporte financeiro ao projeto.
Fotos: Lucas Provensi/ Vanderlei Marchioretto