novidades

noticias

Publicada: 07/12/2022

Cotriel e empresa Basso e Pancote realizam palestra para produtores de leite em Estrela Velha

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Fonte: Setor de Comunicação

Na noite desta quinta-feira, 1º de dezembro, no CTG Estrela do Pago, a Cotriel e a empresa Basso e Pancote promoveram encontro com produtores de leite em Estrela Velha. Participaram cerca de 50 associados do município e de Arroio do Tigre.

Na abertura, o gerente da Unidade de Estrela Velha, Flávio Frighetto valorizou a presença dos sócios, destacando a preocupação da Cooperativa com eventos técnicos.

O primeiro palestrante foi Maurício Barzotto, Médico Veterinário da empresa Virbac. Ele falou sobre os desafios da reprodução da pecuária de corte e leite. Lembrou que alguns fatores podem influenciar na reprodução: “Podemos listar que a escolha da técnica deve ser a que mais se adeque a realidade da propriedade, como a monta natural, inseminação Artificial ou inseminação artificial a tempo fixo (IATF). O estresse térmico, também é uma situação que deve estar sob controle, pois pode influenciar na produção e reprodução dos animais. Quando uma vaca apresenta falhas de concepção, retornos ao cio, aborto, etc, é preciso verificar se há alguma doença que possa estar levando a este quadro. Além disso, o produtor deve ficar atento as vacinas para prevenção de doenças reprodutivas”, disse.

Na última abordagem da noite, Mariani Arrial, Zootecnista da SLO , frisou sobre as Boas Técnicas para a Produção de Silagem: “  Os aditivos no processo de silagem se tornaram fundamentais para auxiliar e acelerar a fermentação e, assim, promover alimentação adequada ao animal, principalmente gado leiteiro. O objetivo desse manejo inteligente é promover maior economia de tempo, maior lucratividade e melhoria em todos os processos, proporcionando qualidade e maior valor agregado aos seus produtos. Nossa linha de produtos vem para promover o controle de microrganismos indesejados, dos fungos e micotoxinnas, controlando o aparecimento de fungos e outros microrganismos que prejudicam a conservação da forragem. Ou seja, o material ficará “limpo” desses agentes tóxicos. Em especial a micotoxina será reduzida, o que é fundamental para uma forragem saudável aos animais, preservando o amido, evitando a camada preta em cima da silagem e elevando o potencial energético no alimento”, finalizou.