Publicada: 08/08/2023
terça-feira, 8 de agosto de 2023
Fonte: Setor de Comunicação
Nos dias 01 e 02 de agosto, na sede do Sindicato Rural de Espumoso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR promoveu mais uma capacitação voltada à profissionais de Cooperativas, Cerealistas e Sindicatos que atuam diretamente na emissão de Nota Fiscal para os Produtores Rurais.
A instrutora foi da mestre em controladoria e finanças Sara Giassom, de Marau. A carga horária total de 16 horas incluiu conceitos sobre nota fiscal eletrônica e sua utilização, benefícios esperados, certificado digital, nota fiscal do produtor, cálculo do imposto, atualizações eletrônicas, documento auxiliar de nota fiscal eletrônica, micro produtor rural, situação tributária, entre outros.
“O objetivo foi qualificar mais estes colaboradores para que a emissão deste documento seja feita de forma ágil e segura. É importante que as empresas que trabalham para o produtor sigam se preparando, pois conforme determinação recente editada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, todos os produtores rurais e pequenos pecuaristas deverão aderir a nota fiscal eletrônica a partir de 1º de maio de 2024. Sabemos que a migração do papel para o digital no começo é difícil, mas cada vez mais é necessário que o meio rural, a exemplo dos demais setores da economia também se adapte às tecnologias”, frisou.
A Cotriel foi representada pelos colaboradores, Angélica de Matos (Serra dos Engenhos), Douglas Konrad (Sobradinho), Felipe Cechin (Arroio do Tigre), Júlia dos Santos (Alto Alegre), Lucas Provensi (Campos Borges), Rita Gugel (Espumoso) e Vera Dahmer (Estrela Velha).
Foto: Rita Gugel/Arquivo pessoal