Publicada: 14/06/2024
sexta-feira, 14 de junho de 2024
Fonte: Setor de Comunicação
No último dia 05 de junho, foi realizada vista à uma propriedade referência na área leiteira do Estado. Os médicos veterinários Cassiano Corazza, de Alto Alegre e Sidinei Trenhago, de Salto do Jacuí e o gestor da área animal da Cooperativa, Jéfersson Keller estiveram conhecendo o trabalho do Tambo Rhoden, de Tiago Rhoden e Família, no município de Salvador das Missões.
O proprietário Tiago Rhoden destacou que a propriedade possui um área de 30 hectares, sendo destes 4 hectares destinados à produção de pré-secado de tifton. No local, estão ainda cerca 2 hectares destinados à estrutura e criação de novilhas, sendo que o restante é destinado à produção de silagem de milho. A recria das novilhas é feita na propriedade. A fim de intensificar a produção de alimentos para os animais, o produtor arrenda 60 hectares os quais são destinados para a produção de silagem de milho. O plantel possui hoje 115 vacas em lactação, as quais estão divididas em três lotes. “O que chama a atenção é a produção em litros de leite por lote dia. No último controle leiteiro, o lote 1 apresentou 66,5 litros de média/dia, o lote 2 com 54 litros/dia e o terceiro lote com 40 litros de média/dia. Ressaltamos que todos estes animais são ordenhados três vezes ao dia”, revelou.
Tiago destacou que a propriedade trabalha com o sistema confinado, no modelo compost barn. “A dieta dos animais constitui-se de silagem de milho, feno de tifton, caroço de algodão, concentrado e gordura de palma, além de minerais. Cada lote possui uma dieta específica, proporcional à sua produção, sendo que o lote de alta produção recebe um complemento a mais de um determinado concentrado específico”, disse.
Por fim, o produtor destaca que os pilares da sua propriedade são: genética, manejo e bem-estar animal e alimentação da qualidade. “A meta é chegar, até o ano de 2028, a 200 animais em lactação, com a produção estimada de 10 mil litros de leite por dia”, finalizou.
Assista aqui a entrevista