novidades

noticias

Publicada: 16/02/2011

Agricultura de precisão cada vez mais essencial

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dentre os produtos que estão à frente das vendas desse nicho que ainda tem muito o que crescer no País, estão a barra de luz (ou GPS) e o piloto automático. Através do GPS, o produtor consegue guiar a sua máquina num percurso de reta ou curva, por exemplo, controlando a aplicação de defensivos. ''Este é um nicho de mercado forte para os pequenos e grandes produtores. Em 2011, esperamos vender duas mil barras de luz no País'', revela Denny Perez, gerente de vendas da New Holland.
Junto ao GPS, o produtor pode ainda investir no piloto automático, que facilita a tarefa na propriedade, com alta precisão, e sem desperdícios de insumo. Além disso, o conjunto pode fornecer o controle na aplicação em taxa variável de líquidos e sólidos, no que diz respeito às aplicações de nutrientes após a análise de solo. ''Dessa forma, não há desperdícios de produtos. Para aplicações de nutrientes no solo, a redução dos custos pode chegar até 50%'', comenta Perez.
Ricardo de Carli, produtor de grãos em Palotina, resolveu investir no GPS e no piloto automático em sua propriedade de 110 alqueires. Ele comenta que não há sobreposição de faixas no momento das aplicações dos defensivos, o que evita desperdícios. ''Além disso, já posso entrar aplicando com o trator, sem fazer marcações. Com isso, economizo 3% ou 4% com os defensivos em cada aplicação que realizo'', calcula Carli.
Ele ressalta ainda que o investimento de cerca de R$ 25 mil nos aparelhos está sendo recompensado. ''Ainda há uma economia de mão de obra. Posso colocar os meus funcionários para fazerem outros serviços. Em três ou quatro anos o investimento se paga. Para mim, agricultura de precisão é tão essencial como um trator ou uma plantadeira'', completa Ricardo, que deve colher cerca de 150 sacas de soja por alqueire nos próximos dias, batendo a média histórica da região de 120 sacas.

Fonte: Folha de Londrina.