novidades

noticias

Publicada: 03/02/2023

Administrador do Moinho e Fábrica de Rações da Cotriel avalia 2022 e projeta 2023

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Fonte: Setor de Comunicação

Cesar Pierezan, administrador industrial do Moinho e Fábrica de Rações, ambos localizados na Sede da Cotriel, em Espumoso, iniciou sua abordagem sobre o crescimento do Moinho de Trigo da Cooperativa. Segundo ele, o setor, que produz a linha Rio do Sol e envaza farinha para outras marcas, tem elevado suas vendas no Rio Grande do Sul e em outros estados que comercializa o produto, como Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e em Santa Catarina: “Temos uma participação em vendas de 60% no nosso Estado, sendo que em 2022 o crescimento das vendas foi superior a 10%. Nossa indústria é importante para o município de Espumoso, gerando mais de 60 empregos diretos e 150 empregos indiretos, através de nossos colaboradores, alavancando a produção da nossa região, agregando valor ao produtor e à Cooperativa. Em 2022 produzimos mais de 25 milhões de quilos de produtos em nosso moinho. Além da venda tradicional, para o consumidor, fazemos a comercialização em grandes quantidades para indústrias, que produzem pão e macarrão, o que é um orgulho e reconhecimento do trabalho feito em tantas mãos pelos nossos colaboradores”, afirmou.

Recentemente, o Moinho adquiriu um equipamento de seleção óptica, que qualifica mais o processo de escolha e qualidade da matéria prima utilizada para a fabricação de farinha. “A seletora óptica faz a seleção por espectro (cor do grão), tipo de defeito e tipo de rejeito, usando a visão computacional que é um dos ramos da inteligência artificial e por consequência, melhora exponencialmente, o teor de cinzas da sêmola e semolina, tendo uma correlação direta de melhora na característica da cor, especialmente para a farinha destinada a pastifício, fabricação de massas, macarrão. A cor da farinha tem a ver com o genótipo das variedades do grão, mas o teor de cinzas tem a ver com o processamento industrial, quanto menor melhor, pois oportuniza a fabricação de produtor mais claros. Para este ano, o projeto de expansão da produção do setor prevê investimentos em outros equipamentos que proporcionem ainda mais agilidade aos processos de produção de todas as nossas linhas”, destacou Pierezan.

O gestor ao comentar sobre a Fábrica de Rações ressaltou que a mesma também está consolidada no mercado, uma vez que trabalha com matérias-primas de qualidade e em parceria com multinacionais renomadas como a Cargill e a Agrifirm: “Nossa estrutura, que no ano passado ultrapassou as 20 mil toneladas de produção, está montada e permite a personalização de fórmulas de acordo com a necessidade do produtor, uma vez que cada propriedade tem seu perfil de produção de leite e a robotização já chegou à algumas propriedades  as quais já realizamos o fornecimento desta ração. A percepção de custo, preço e valor, depende do que se está disposto a investir e o retorno que se espera e a Cotriel proporciona produtos de qualidade que geram mais rentabilidade aos animais. Para encontrar a nossa linha de rações, basta contatar a nossa  Fábrica ou qualquer uma das 11 Lojas de Ferragens da Cotriel”, disse.   

Segundo Cesar Pierezan, o Moinho e Fábrica de Ração representaram em 2022, cerca de 4,59% do faturamento global da Cotriel.

Ouça abaixo a entrevista completa.