Publicada: 15/07/2016
sexta-feira, 15 de julho de 2016
Fonte: Setor de Comunicação Cotriel
Produtor Cleber Faoro baseia produção no sistema semiconfinado a pasto/compost barn
Cleber, que foi criado trabalhando na atividade leiteira, tem sua propriedade 35 vacas em produção, oito novilhas e oito vacas secas. De toda a sua área, ele reservou para a implantação do azevém baqueano da CCGL uma área total de oito hectares. A implantação foi feita no dia 18 de abril , com a utilização de 30 quilos de semente por hectare e aplicação de 300 quilos de adubo, sendo que o pastoreio dos animais foi começado em 1º de junho. Após as chuvas dos últimos dias, ele realizou cobertura da área com Nitrogênio. "A quantidade de área que reservamos para pastagem é a mesma, mas temos conseguido fazer um rodízio, visando promover rotação de cultura".
Quanto aos resultados da pastagem, ele disse estar satisfeito: "Na minha opinião, o azevém baqueano é a melhor cultivar para gerar leite para as vacas. Juntamente com este pasto, elas comem pelo menos 10 quilos de silagem e seis quilos de ração diariamente e temos conseguido manter a nossa média”, destacou.
Para o futuro, ele visualiza ter 42 animais na sua propriedade, pois entende que este número é o suficiente para obter bons rendimentos e proporcionar área de pastagem e alimentação para os animais. "Mesmo que nosso foco não seja os grãos, iremos retomar o plantio de soja este ano, para que o solo tenha nutrientes e a rotação da cultura gere resultados quando eu desejar colocar pastagem para os animais", frisou.
Ouça aqui a entrevista com Cléber Faoro.