novidades

noticias

Publicada: 09/09/2020

Qual a melhor estratégia para um confinamento que maximize os resultados na terminação

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Fonte: Alfapress/Ascom Cargill

O confinamento como estratégia de produção vem causando grandes impactos no contexto geral da cadeia produtiva da carne. Em 2019 mais de 6 milhões de  bovinos passaram pelo confinamento antes de serem abatidos, isso significa cerca de 15% do animais abatidos, somos o 2º país que mais confina no mundo, perdemos apenas para os Norte Americanos, e as perspectivas de futuro são promissoras para esse segmento, pois a pressão por produzir mais com menos, intensificar as etapas produtivas, melhorar o desfrute, melhorar a rentabilidade da atividade, reduzir o ciclo produtivo e promover uma carne de melhor qualidade, empurram o sistema produtivo para a técnica do confinamento.

Estratégia chave para o sucesso: Consistência!

Para se conseguir maximizar os resultados no confinamento, seja zootécnicos ou econômicos, todos os confinamentos precisarão investir em padronização de processos e controles, pois vale aquela premissa que só conseguimos gerenciar aquilo que medimos, há muito capital investido na engorda confinada, e o gerenciamento com excelência da operação se faz necessário. Como todo sistema complexo de produção, para se obter o sucesso nessa etapa o melhor alinhamento das inter relações entre as características dos animais, os meios produtivos (alimentos/máquinas/infraestrutura), os processos (coletas de dados/protocolos) e as pessoas (time da operação) se torna imprescindível.

Pensando nisso, há muito tempo nossa equipe pensou em como conseguir agrupar as melhores técnicas e métodos que possibilitam maximizar os resultados da engorda confinada, foi daí que surgiu nosso treinamento: “Os 7 Hábitos dos Confinamentos Eficazes”, inspirado no best seller de Stephen R. Covey, “Os 7 Hábitos das pessoas altamente Eficazes”. Hoje esse treinamento progrediu, consta com 11 hábitos, e esse material nos norteia na busca da excelência na operação de confinamento. Dentre esses 11 hábitos, há pontos relacionados desde o “pré-confinamento”, passando por recepção e adaptação dos animais, formulação de dietas, eficiência de carregamento e descarga, manejo de cocho, processamento de grãos, e, finalizando com maturidade gerencial, ponto ótimo de abate e engajamento da equipe.

Costumamos dizer que aquilo que ganha o “jogo” são as operações/rotinas diárias, a consistência é o padrão a ser buscado, o planejado pelo nutricionista da Nutron tem que chegar na boca dos animais com exatidão, do mesmo jeito, nos mesmos horários, 7 por 24! (7 dias da semana, 24 horas por dia), seja com dietas mais ou menos energéticas, com alta ou baixa tecnologias nutricionais.

Assim uma das mais importantes operações na rotina de um confinamento é chamado de manejo de cocho, ou seja, o fornecimento diário de alimentos balanceados que influenciam diretamente o ganho de peso dos animais, eficiência alimentar e saúde ruminal dos bovinos. A importância nesse ponto é tamanha que os primeiros interesses em aprofundar as pesquisas científicas a respeito desse assunto são datados do início do século XX. Em 1907 Mumford afirmou: “Assim que o processo de engorda começa, o gado deve ser alimentado em determinadas horas e da mesma maneira. Este não pode ser variado 15 minutos sem prejudicar o gado”, demonstrando a necessidade de constância na rotina, e que os bovinos são animais que usam o hábito a seu favor, tal princípio, de constância e comportamento dos animais, são discutidos e aperfeiçoado até os dias atuais.

Inúmeros trabalhos ao longo do tempo buscaram discutir o melhor padrão de manejo de cocho para que a máxima eficiência na produção fosse alcançada, há vários métodos de como conduzir o fornecimento de dieta, passando desde fornecimento a vontade, ou seja, sempre que algum animal procurar alimento no cocho ele irá encontrar, técnica essa que não demanda muita tecnologia para executá-la, até chegar em sistema com restrição severa de alimento que buscam maximizar a eficiência de conversão alimentar e evitar desperdícios de alimento. Executar um sistema de manejo de cocho que busca encontrar o melhor ponto de equilíbrio entre a necessidade de consumo dos animais e a consistência de operação é peça fundamental para que os melhores resultados zootécnicos e econômicos sejam alcançados. Atualmente, manejos de cocho mais modernos, como o nosso modelo Cargill estão apontando a hora exata em que os cochos ficaram limpo, através de leituras frequentes de escore de cocho, assim a decisão de como ajustar o próximo fornecimento fica mais precisa, pois de acordo com as horas de cocho limpo, será possível tomar decisão de aumentar muito, pouco ou a quantidade exata de dieta que os animais estão necessitando.

A estratégia

Maximizar os resultados irá englobar desde boas práticas na estratégia de originação dos animais, passando pela rotina diária do confinamento até chegar nos modelos de negociação da boiada gorda.

Garanta que a rotina dentro do confinamento seja consistente, estabeleça os indicadores de rotina para serem acompanhados de perto, corrija os possíveis desvios rapidamente, envolva sua equipe nas decisões e busque uma evolução constante.

Crie hábitos que ajudem a trazer os melhores resultados, persista, frequência e regularidade são importantes, seja claro nas metas/objetivos e tenha bons parceiros aos seu lado para te ajudarem a prosperar nos negócios.

“ Lamentavelmente, os bons hábitos são muito mais fáceis de serem abandonados do que os maus”   Maugham, William