novidades

noticias

Publicada: 30/07/2019

CCGL de Cruz Alta é habilitada a exportar lácteos para a China

terça-feira, 30 de julho de 2019

Fonte: Rádio Cruz Alta

Produtos lácteos produzidos pela CCGL, de Cruz Alta, poderão ser exportados para China. Esta foi a informação divulgada pelo Ministério da Agricultura do Brasil, onde outros 23 estabelecimentos brasileiros também foram considerados habilitados para a exportação, que deve movimentar mais de US$4,5 milhões em queijos.

A Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL), deve exportar leite em pó e creme de leite. Os chineses são os maiores importadores de lácteos do mundo, tendo um crescimento médio anual de 13% nos últimos cinco anos.

As outras empresas gaúchas habilitadas são a Nutrifont Alimentos, de Três de Maio; a Lactalis do Brasil pelas unidades de Ijuí e Teutônia; a Cooperativa Consulati, de Capão do Leão; e a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado, de Arroio do Meio.

A CCGL vem se destacando cada vez mais no cenário, onde conseguiu a autorização para investimento de R$500 milhões para investir na unidade Portuária de Rio Grande, TERMASA. Com a ampliação, a capacidade de escoamento de produtos agrícolas será quadruplicada. O projeto, que deve iniciar ainda este ano, prevê três anos para ser concluído. Atualmente a unidade de logística da CCGL é composta pelos terminais TERMASA e TERGRASA, sendo responsável pelos serviços de recebimento, armazenagem e expedição de granéis agrícolas no Porto do Rio Grande. Juntos os Terminais representam cerca de 14% das exportações da soja brasileira e 52% do movimento dos grãos do Rio Grande do Sul.

O superintendente Guilhermo Dawson Júnior falou conosco sobre o assunto.

Ouça aqui a reportagem.