novidades

noticias

Publicada: 28/10/2022

Unidade de Arroio do Tigre realizou tarde de campo de trigo

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Fonte: Setor de Comunicação

Na tarde desta quinta-feira, 27, na área experimental da Unidade, a filial de Arroio do Tigre realizou sua tarde de campo de trigo. A realização foi da Cotriel, com apoio das empresas Biotrigo, Corteva e Nortox.  Participaram 50 produtores da região centro-serra, além de técnicos e agrônomos da Cotriel Região Sul, das Unidades de Pantano Grande, Capão do Valo, Arroio do Tigre e Sobradinho. Foram demonstradas 20 variedades de trigo, para grão e pastagem, além do posicionamento de aplicações de inverno e preparo da safra de verão das multinacionais.

Aline Primon, engenheira agrônoma da Biotrigo, apresentou os cultivares da empresa com melhores resultados e mais implantados no Estado, como Ponteiro, Audaz e Astro, sendo que novos materiais como o Calibre, de ciclo superprecoce, e o XBIO Fusão, primeiro mix de cultivares voltado exclusivamente à produção de grãos, entre outros que mereceram destaque e que tiveram seu desenvolvimento na região demonstrado de acordo com a realidade do centro-serra.

Cleiton Krindges, da empresa Corteva destacou o papel do bom manejo em trigo e soja, enfocando a cultura do trigo e dessecação para o plantio da soja: “ Com o bom rendimento do cereal, valeu a pena investir, mas os problemas de azevém resistente, pulgão e doenças devem merecer a atenção. Procuramos trazer nosso portfólio e apresentar alternativas para que as entradas nas lavouras gerem os resultados esperados”, afirmou.

Jonatan Stumm, representante da Nortox salientou os produtos bioativadores, utilizados para nutrição e na sequência dando foco na tecnologia de aplicação: “ Mostramos os nossos produtos e esclarecemos o papel de utilizar produtos que sejam adequado para cada fase e necessidade das culturas, desde o começo com a realização do preparo com uma cauda de pulverização adequada, para que a aplicação  entregue os resultados que se espera, pois o investimento na lavoura não permite erros de aplicação ou desperdício de produtos”, destacou.

Tiago Eichelberger, um dos responsáveis pela área, frisou que a implantação dos cultivares ocorreu em 8 de julho, com implantação de 250 quilos de adubo na base,  duas coberturas de ureia, totalizando também 250 quilos. Foram realizadas duas aplicações de fungicidas e inseticidas e nutrientes foliares: “Agradecemos a presença dos produtores da região, que realmente estão interessados e isso se refletiu no bom aumento da área de trigo, que ultrapassa os 2300 hectares este ano”, destacou.

Adilson Nazari,  supervisor Tecnico comercial da Cotriel Regional Sul se declarou muito satisfeito com o interesse dos associados em conhecer o que foi apresentado no evento e as novas tendências para a safra 2022/2023.

Sebastião Mendes, gerente da Unidade de Arroio  do Tigre, elogiou o trabalho da equipe técnica da filial em preparar a área, juntamente com as empresas parceiras. Para ele, o resultado foi plenamente alcançado: “Tivemos um número bom de produtores, que estavam realmente interessados em tirar dúvidas. Nossa área de inverno só cresce, pelo trabalho que nossa área técnica realiza, mas também, devido ao nosso associado visualizar bom rendimento com o trigo”, finalizou.

Fotos: Cleiton Krindges e Sebastião Mendes