novidades

noticias

Publicada: 25/01/2012

Triticultores ficam em alerta com importação de trigo da Rússia

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Em contrapartida, os russos querem apoio para exportar trigo para o Brasil. A medida deixa o setor produtivo em alerta.

Para o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro) e da Câmara Setorial das Culturas de Inverno, se for estabelecida uma cota que não prejudique o mercado interno, a importação será normal, já que o Brasil é, tradicionalmente, importador do cereal. Mas Rui Polidoro Pinto salienta que o setor espera que o produto não chegue subsidiado no país.

- Não podemos permitir é que se tenha um produto com subsídio na origem e que crie uma competição aqui em desigualdade com nossos custos de produção e nossa comercialização. Isso não é permitido pelas nossas organizações que representam os produtores - diz.

Já o presidente da Comissão de Trigo da Farsul lamentou a possibilidade da importação de trigo da Rússia. Hamilton Jardim questiona a qualidade do produto, que já foi barrado no Brasil por questões sanitárias.

- As poucas importações de trigo russo feitas por moinhos brasileiros não constataram trigo de boa qualidade e com problemas fitossanitários. Inclusive um navio teria sido devolvido em determinado momento. Não acredito que isso se concretize e torço que isso não se concretize - reforça.

O governo tem feito leilões para regular o preço do trigo ao produtor. Na última sexta-feira (20), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comercializou mais de 350 mil toneladas, 98% da oferta. Já na próxima sexta-feira (27), a Conab faz um novo pregão, com a comercialização de 380 mil toneladas.

Zero Hora