Publicada: 26/08/2016
sexta-feira, 26 de agosto de 2016
Fonte: Setor de Comunicação Cotriel
O clima está favorecendo o desempenho das lavouras de trigo na região da Sede da Cooperativa. A análise é do técnico agrícola, Edenilson Provensi. Segundo ele, este é um dos anos mais positivos para a cultura, mesmo que tenham ocorrido geadas com umidade no início desta semana: "A geada foi de intensidade média e eu acredito que pelo estágio da cultura os prejuízos registrados tenham sido de pequena proporção e nas áreas plantadas mais cedo. Esperamos que a colheita seja muito boa e, por isso, recomendamos que o produtor continue realizando os tratos culturais que vinha fazendo", disse.
No que diz respeito às pragas, Provensi pontuou que o ano está sendo muito tranquilo, pois foi praticamente nula a incidência de pulgão e coró, o que fez diminuir o número de aplicações de inseticidas: "No quesito doenças, a baixa incidência aconteceu mais tarde este ano, devido às baixas temperaturas registradas no início do ciclo do trigo, e à rotação de cultura promovida este ano, pois devido à redução da área de trigo, o produtor optou por plantar onde não havia cereal, favorecendo a diminuição de doenças e aumentando o potencial produtivo", afirmou.
Edenilson encerra elogiando o bom desenvolvimento das áreas, mas pede atenção ao clima: "As lavouras estão muito boas. No entanto, com o calor previsto para este final de semana e a umidade da manhã, juntamente com as precipitações esperadas para a próxima semana, é importante estar atento ao momento de fazer a aplicação do fungicida. Agora que o trigo entra na fase de floração e se as chuvas previstas se confirmarem, é preciso controlar a giberela, que entra na lavoura com chuvas na floração, podendo causar perdas significativas. Vale a pena o produtor prestar a atenção nesta doença e fazer aplicação de fungicidas visando seu controle, sob pena de prejudicar o teto produtivo que espera ter com o trigo", afirmou.
Ouça aqui a entrevista de Edenilson Provensi.