novidades

noticias

Publicada: 13/01/2012

Trigo é opção para animais no RS

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A quebra drástica da safra de milho do Rio Grande do Sul está levando o setor de aves e suínos a buscar outras alternativas para alimentar os animais. Responsável por grande parte do custo da indústria, o milho sofreu uma disparada de preços nas últimas semanas pela perspectiva de escassez no Estado, dificultando assim, os suinocultores e avicultores a terem acesso ao alimento.

Em encontro nessa quinta, dia 12, com o secretário Estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, o setor apresentou reivindicações, também encaminhadas ao governo federal. Na lista de pedidos, está a realização de leilões oficiais de trigo para a aquisição do produto por indústrias de aves e suínos. Ao contrário das lavouras de verão, castigadas pela seca, o trigo, cultivado no inverno, alcançou uma safra recorde de 2,7 milhões de toneladas em 2011 no Estado.

Outro pedido endereçado a Brasília é a recompra de contratos de exportação de milho, como forma de evitar um desabastecimento interno ainda maior, além da criação de um programa de irrigação capaz de evitar que o problema se repita em outros anos. O diretor-executivo do Sindicato das Indústrias Produtos Suínos do Estado (Sips), Rogério Kerber, entende que haverá a necessidade de deslocar para o Estado pelo menos 2,5 milhões de toneladas de milho produzido em outras regiões do país. A complementação do trigo seria na ordem de 500 mil toneladas.

– Há disponibilidade de trigo no Estado, é uma alternativa para recompor a necessidades de insumos – diz o diretor-executivo do sindicato.

Zero Hora