Publicada: 14/08/2024
quarta-feira, 14 de agosto de 2024
Fonte: Ascom CCGL
O projeto de Combate ao Milho Voluntário da Rede Técnica Cooperativa (RTC) chegou ao fim com resultados positivos significativos. Sob a coordenação do Dr. Glauber R. Stürmer, pesquisador da RTC/CCGL na área de Entomologia, a iniciativa visou reduzir a população e a infectividade de Dalbulus maidis, a cigarrinha do milho.
O projeto envolveu a participação de 17 cooperativas e a colaboração da Emater, o que permitiu uma ampla disseminação das práticas recomendadas. Da Cotriel, gravaram seus depoimentos o Técnico Agrícola da Unidade de Salto do Jacuí, Adelar Júnior Corte e os Engenheiros Agrônomos Oscar Toledo da Costa, de Alto Alegre, e Ricardo Maciel, de Jacuizinho. "A interação com técnicos e formadores de opinião regionais foi essencial para alcançar os objetivos do projeto, promovendo a importância do manejo do milho voluntário," afirmou Dr. Glauber.
As práticas implementadas foram bem recebidas pelos agricultores, que reconheceram a importância da eliminação das plantas de milho voluntário, que servem como hospedeiras para a cigarrinha. "A redução da pressão populacional da cigarrinha foi significativa em comparação com o ano anterior. Áreas monitoradas ao longo dos anos mostraram uma diminuição clara na população da praga," destacou o pesquisador.
Além da conscientização sobre o manejo do milho voluntário, o projeto forneceu ferramentas e técnicas, incluindo discussões sobre o uso de herbicidas e estratégias de manejo integrado. "Foram fornecidas informações detalhadas para um manejo mais eficaz da cigarrinha. A RTC continua a desenvolver novos projetos para monitoramento, como cartelas adesivas e armadilhas autônomas," explicou Dr. Glauber.
O sucesso do projeto demonstra a importância da colaboração e inovação no controle da cigarrinha do milho, contribuindo para a melhoria das práticas agrícolas no Rio Grande do Sul. A RTC segue comprometida com a pesquisa e a implementação de práticas que promovam a produtividade e saúde das lavouras de milho.
Fonte e foto: ASCOM CCGL
Vídeo do técnico Adelar
Aqui o vídeo do Agrônomo Oscar
Aqui o vídeo do Agrônomo Ricardo