Publicada: 07/10/2024
segunda-feira, 7 de outubro de 2024
Fonte: Setor de Comunicação
Na última sexta-feira, 04 de outubro, a Cotriel promoveu uma tarde de campo voltada para a cultura do trigo, reunindo produtores e profissionais da área em um evento que destacou inovações e tecnologias para o manejo da cultura.
Prevenção e Manejo de Doenças
Jarbas Kremer, representante técnico de vendas da Nortox, abordou as principais preocupações em relação às doenças que afetam o trigo, destacando a importância de seguir as recomendações técnicas para a aplicação de produtos. O Scudeiro é especialmente eficaz no controle de doenças foliares, além de atuar na prevenção da ferrugem asiática na cultura subsequente da soja.
Anderson Bernardi, também da Nortox, apresentou os bioativadores Folha e Raíz, que funcionam como bioestimulantes para o trigo e a soja. O Bioativador Raíz, em particular, é voltado para a recuperação das plantas em condições de estresse hídrico, promovendo uma arquitetura foliar mais robusta e resistência a condições adversas.
Cultivares Inovadoras da OR Sementes
Cássio Maldaner, assistente técnico comercial da OR Sementes, destacou o compromisso da empresa em desenvolver cultivares resistentes a doenças e às intempéries climáticas. Entre os materiais apresentados, o ORS Selvagem, de ciclo curto, reduz o risco de geadas e oferece um teto produtivo elevado, enquanto o ORS Gladiador, de ciclo médio-tardio, permite um plantio mais antecipado. Os cultivares ORS Falcão e ORS Turbo são superprecoces, com características que favorecem a rusticidade e a rentabilidade.
Tecnologias para Manejo de Soja
Teonas Dolci, da ICL, introduziu inovações para o tratamento de sementes de soja. O UP Seeds é um produto que melhora o metabolismo do nitrogênio e o estabelecimento do sistema radicular, enquanto o Tônus atua na sanidade da folha. O BIOZ KELLUS INOX foi apresentado como uma solução para aumentar a eficácia do glifosato, promovendo a nutrição da soja.
Novos Cultivares da Biotrigo Saúde Animal
Luiz Gonzaga, representante da Biotrigo Saúde Animal, apresentou o cultivar Energix 204, que se destaca pela sanidade e produtividade. O material é voltado para a produção de silagem, com características que favorecem a digestibilidade e a maturação no ponto ideal.
Felipe Carlotto, supervisor comercial da Biotrigo, apresentou três novos materiais que prometem atender às necessidades do mercado. O TBIO Talismã, uma evolução do Audaz, traz melhorias em resistência a doenças e um rendimento superior. O Titan e o TBIO Sentinela completam a linha de inovações, com foco na ampliação da janela de semeadura e aumento da produtividade.
Cultivo de Canola
O Engenheiro Agrônomo da Cotriel, Carlos Lamel, na ocasião, também apresentou alguns cultivares de canola, cultura que está sendo semeada em algumas regiões da Cooperativa, principalmente em Salto do Jacuí, com alguns produtores em Espumoso. Foram trazidos quatro materiais, os quais Lamel destacou suas especificidades e a importância do cereal na obtenção de rentabilidade, devido ao mercado interessante com empresas na região de Giruá recebendo canola.
Sucesso do Evento
Evandro Schmatz, engenheiro agrônomo da Cotriel e coordenador do evento, ressaltou o sucesso da tarde de campo, que atraiu cerca de 150 produtores. “O número expressivo de participantes demonstra o interesse crescente na cultura do trigo, refletindo o investimento que nossos associados estão fazendo para garantir uma produção de qualidade”, afirmou.
Com uma agenda repleta de informações e inovações, a tarde de campo da Cotriel se consolidou como um importante espaço de troca de conhecimentos, contribuindo para o fortalecimento da produção agrícola na região.
Fotos: Roger Nicolini. Edival Winck e JE Acontece
Reportagens: Roger Nicolini