Publicada: 17/09/2024
terça-feira, 17 de setembro de 2024
Fonte: Setor de Comunicação
A Operação 365, realizada pela Rede Técnica Cooperativa, com apoio da Embrapa foi lançada com o intuito de revolucionar a agricultura no Rio Grande do Sul, buscando não apenas elevar a qualidade dos solos, mas também promover a sustentabilidade e maximizar a rentabilidade das propriedades rurais. O programa visa estimular a melhoria da qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas, estabelecendo um padrão elevado de práticas agrícolas sustentáveis. Sob a cooperação de especialistas, a Operação 365 busca implementar estratégias inovadoras que visam melhorar a estabilidade produtiva dos trabalhos ao longo do ano.
Uma das metas principais da Operação 365, é aumentar os produtores a adotarem boas práticas agrícolas em seus trabalhos.
No último dia 17 de julho pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz da Universidade de São Paulo – Esalq-USP , que este ano foram agregados à iniciativa, realizaram mais uma coleta de solos na propriedade do associado da Cotriel Mateus Rizzi, de Jacuizinho, que representa a Cooperativa nos trabalhos e que foi certificado anteriormente pela comissão responsável pela organização da operação anteriormente. O Engenheiro Agrônomo da Unidade, Ricardo Maciel, que em nome da Cooperativa acompanha os trabalhos, frisou que o trabalho vem de encontro ao planejamento dos organizadores da Operação acerca de avançar projetos de pesquisa em paralelo com os diagnósticos de campo. “Estamos avaliando, a partir da análise detalhada do solo do talhão do nosso cooperado quesitos como a presença de Carbono no solo, procurando entender e aferir a dinâmica desta substância”, relatou.
Os resultados, obtidos a partir da coleta de determinados talhões após a abertura de trincheiras no local escolhido, serão divulgados nos próximos dias. Para Felipe De Franceschi, Supervisor Técnico Regional da Coriel Centro, o programa proporciona um ganho para a Cooperativa, uma vez que qualifica ainda mais os consultores técnicos e também melhora a precisão dos trabalhos dos associados: “Todos ganham e estamos começando a trabalhar cada vez mais a temática solo, pois após as intensas chuvas será preciso reconstruir tudo o que foi perdido e a Operação 365 será uma base importante neste processo”, frisou.
A análise química é feita a partir uma coleta cuidadosa, seguida pelo encaminhamento das amostras para o laboratório, onde são evidenciadas como interrupções de fertilidade. Enquanto isso, a avaliação física é direcionada diretamente no campo, através de trincheiras abertas até 40 centímetros de profundidade, permitindo a mensuração de parâmetros como compactação e incidência, essenciais para o manejo adequado do solo dentro do sistema de planejamento direto.
Para isso, o programa irá, oferecendo suporte especializado aos agricultores interessados para melhorar seus métodos de cultivo. Além disso, a certificação de talhões nas propriedades rurais é uma peça-chave nesse processo. Utilizando critérios técnicos pré-estabelecidos, conhecidos como Indicadores de Qualidade de Manejo, cada região terá suas próprias diretrizes adaptadas. Os talhões serão avaliados e classificados como Gold, Platinum ou Black, dependendo da classificação nos indicadores selecionados no local.