Publicada: 16/10/2024
quarta-feira, 16 de outubro de 2024
Fonte: Setor de Comunicação
Na tarde da última segunda-feira, 14 de outubro, tendo por local a propriedade do associado e Conselheiro de Administração da Cotriel de Salto do Jacuí, Inácio Zacarias Goretti, aconteceu o 1º Tour Técnico sobre manejo de plantas daninhas. O evento foi realizado pela Cotriel Regional Centro, da qual fazem parte as filiais de Estrela Velha, Jacuizinho, Salto do Jacuí e Tunas.
O objetivo deste dia do qual participou a área técnica destas filiais foi realizar um ensaio no qual foi feito o controle de plantas daninhas, como buva, caruru, corda-de-viola, capim-rabo-de-burro, leiteira entre outras voltado à pensar em medidas eficientes de controle e e dessecação através da aplicação de herbicidas pré-emergentes. Foram 10 ensaios, os quais foram conduzidos pela empresa Corteva, da qual se fez presente o representante Jonatan Stumm.
Na ocasião, também foram realizadas avaliações de variedades de canola. O coordenador técnico da Celena Alimentos, Maicon Maigini apresentou cultivares do cereal, que este ano tem uma elevação significativa de área na região de abrangência da Cooperativa, principalmente na região de Salto do Jacuí, sendo que foram visitadas três lavouras de associados que fizeram a implantação da cultura, avaliando quesitos como pontos de dessecação e aplicação de selante, produto que é uma espécie de cola para evitar perdas na colheita. O evento encerrou com uma palestra à noite, quando associados Top Farmers da região centro tiveram uma palestra sobre fixação biológica de nutrientes, com o professor Dr. Alencar Zanon, da UFSM e Teonas Dolci, da ICL abordou a linha de produtos da empresa que promovem a fixação Biológica de Nitrogênio na cultura da soja.
Felipe de Franceschi, supervisor técnico da Regional Centro frisou que esta foi mais uma ação realizada em parceria com as unidades que compõem a regional visando qualificar a área técnica e promover discussões e trocas de ideias nas quais quem ganha é o associado da Cotriel: “Foram discussões ricas nas quais foi possível intensificar a melhoria de processos e entender que estamos buscando novas alternativas de inverno, como a canola, a qual a empresa Celena é nossa parceira e está estruturada para receber a produção dos nossos associados”, encerrou.