Publicada: 19/12/2024
quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
Fonte: Setor de Comunicação
Na noite de terça-feira, 17 de dezembro, a Cotriel Regional Centro, que tem sede na Unidade de Estrela Velha e da qual fazem parte os consultores técnicos das filiais de Salto do Jacuí, Jacuizinho e Tunas realizou na comunidade de Tabajara, em Salto do Jacuí um importante encontro. O objetivo foi reunir associados e profissionais da área para discutir temas essenciais para o sucesso das lavouras da região, com foco em nutrição de plantas e controle de doenças em soja e milho.
Eduardo de Souza, da empresa Yara, foi um dos palestrantes da noite e abordou o tema "Manejo Nutricional das Plantas". Sua apresentação focou na importância da nutrição adequada para o desenvolvimento saudável das plantas, destacando a necessidade de um manejo equilibrado para garantir a eficiência da produção, especialmente no milho e na soja, culturas essenciais para a região.
Outro destaque foi a participação de Jonatan Stumm, da Corteva, que falou sobre o controle de doenças e plantas daninhas, com ênfase no controle pré e pós-emergência de soja e milho. Ele detalhou as principais estratégias para prevenir e tratar problemas fitossanitários, além de discutir as novas tecnologias e produtos disponíveis para melhorar a resistência das lavouras. O controle eficaz das plantas daninhas e doenças é um dos maiores desafios dos produtores, e as orientações apresentadas certamente serão um diferencial para os participantes.
Para Cláudio Ferreira, gerente da Unidade de Salto do Jacuí, foi mais uma oportunidade da Cooperativa levar conhecimentos atualizados e relevantes aos associados, com o objetivo de maximizar a produtividade e a qualidade do plantio à colheita. Disse estar otimista com o cenário que se apresenta para a safra 2025 e que o cooperado pode continuar contando com a Cotriel
Felipe de Franceschi, supervisor técnico comercial da Cotriel Regional Centro, fez questão de destacar que a Cotriel visa estar mais próxima dos seus associados. Disse que 2024 foi desafiador, e expressou uma mensagem de otimismo para 2025, ressaltando que as chuvas já estão ocorrendo nas lavouras de soja e milho da região, o que é um excelente indicativo para uma safra mais promissora. "Nossa equipe de consultores técnicos está de parabéns pelo comprometimento e seguimos neste papel de fazer que os nossos associados produzam com eficiência e mantenham esta importante parceria com a nossa Coopertiva".