Publicada: 31/05/2023
quarta-feira, 31 de maio de 2023
Fonte: Setor de Comunicação
Nesta terça-feira, 30 de maio, durante todo o dia, as Regionais Sul e Centro da Cotriel, juntamente com as empresas Bayer, Perfocal e a Sul Agro Pesquisa promoveram, em Estrela Velha, um bate papo interativo com as suas áreas técnicas.
A primeira palestra do dia, que foi em parceria com a Bayer foi sonre “Posicionamento de Princípios Ativos, entrega com eficiência na situação/problema, com o Dr. Carlos Pizolotto, da CCGL. Na ocasião, ele apresentou perspectivas referentes à cultura do trigo, manejo de doenças da cultura, além de resultados de ensaios realizados na última safra. “Os principais pontos que temos de ter em mente são a escolha da cultivar de trigo, observar as características de cada material com relação às doenças, tratamento de sementes, condições climáticas no decorrer do desenvolvimento da cultura, monitoramento constante das áreas, atenção especial à escolha dos fungicidas e momento de aplicação e a possibilidade da influência do fenômeno El Niño, principalmente no que tange a atenção para algumas doenças, em especial manchas foliares e giberela”, frisou o pesquisador. Após a explanação William Pelisser e Vinicius Agostini, abordaram o portifólio Bayer para cultura do trigo.
Á tarde, Luis Gustavo Mello, da Sul Agro Pesquisas apresentou os resultados das áreas experimentais de Capão do Valo, na propriedade de José Osmar Vieira e Estrela Velha, na qual a propriedade de Cleusa Vizzotto foi utilizada, referente ao resultado da produtividade de cada cultivar de soja implantada, bem como sobre os manejos de plantio, aplicação de fungicidas e inseticidas e as produtividades alcançadas nas respectivas áreas. Estes números ficarão à disposição dos associados para que sejam analisados e cada um possa tomar a sua decisão sobre quais as melhores práticas para a sua propriedade.
Ao final, Lucas Martinelli, do setor de desenvolvimento comercial da empresa Perfocal Nutrição apresentou a sua linha de produtos naturais, as quais visam aumentar a qualidade e o perfil do solo, disponibilizando Cálcio em maior profundidade para as culturas, visando aumentar a ação corretiva e de fertilidade, tendo como consequência aumento do Ph, capacidade de enraizamento, absorção de enraizamento, absorção e armazenamento de água, proporcionando equilíbrio físico, químico e biológico do solo.
“A mensagem mais importante desses eventos é a necessidade constante de atualização e evolução no conhecimento em nossa atividade. Em um mundo tão dinâmico, essas formas de interação e iniciativa da Cotriel por meio de seus supervisores e departamento técnico são vitais para o desenvolvimento da Cooperativa e do nosso associado, dando suporte para sua atividade de forma sustentável e rentável. Diante de uma área de trigo expressiva na região de abrangência da Cotriel é importante a atualização constante de conhecimento na cultura para levar uma assistência técnica de qualidade ao nosso associado”, relatou Felipe De Franceschi, supervisor técnico regional da Cotriel Regional Centro.
Fotos: Felipe Franceschi e Jeferson de Campos