Publicada: 01/08/2024
quinta-feira, 1 de agosto de 2024
Nos dias 29 de julho à noite, em Alto Alegre e 30 de julho pela manhã em Jacuizinho e à tarde em Estrela Velha, a Cotriel e a Nortox realizaram mais eventos voltados ao tema Tecnologia de Aplicação. Com a participação de consultores técnicos e associados, a explanação teve prática a campo e palestra, ambas conduzidas pelo Engenheiro Agrônomo Cícero dos Santos, da Alvo Consultoria de São Paulo, especialista em Tecnologia de Aplicação.
O Programa Nortox No Alvo, que existe desde 2017, é realizado em todo o Brasil, a fim de conscientizar técnicos e produtores sobre importantes aspectos que tem de ser levados em conta no momento da pulverização: a deriva, fitotoxicidade e travamento de calda.
Cícero reforçou aspectos como a importância de se observar o tamanho das gotas bem como as condições do vento para evitar a deriva, mas o produtor deve estar atento à outras questões como altura da barra de pulverização, a umidade relativa, a turbulência do ar e a temperatura do dia escolhido para o trabalho a campo a fim de evitar que o produto atinja áreas sensíveis, como residências, outras lavouras, rios e demais ambientes. Disse que a questão da fitotoxicidade, quando a planta é danificada pelo agroquímico usado na aplicação pode ser evitada tendo atenção em questões como o desenvolvimento da planta, a quantidade aplicada e as condições climáticas.
No que diz respeito ao travamento de calda, é preciso estar atento ao entupimento dos bicos de pulverização, que prejudica a eficiência da aplicação e uso de produtos aditivos para limpeza e manutenção das máquinas é uma alternativa que deve ser mais utilizada pelo produtor.
Anderson Bernardi Representante Comercial da Nortox., frisou que o intuito desta parceria com a Cooperativa foi proporcionar conhecimento, técnicas e manejo correto, desde a mistura dos produtos a conservação e limpeza do sistema de aplicação, agregando valor à esta prática, a qual é uma das mais importantes durante o ciclo das culturas.
Assista aqui a entrevista com Cícero
Fotos: Anderson Bernardi/Arquivo pessoal