Publicada: 06/02/2023
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023
Fonte: Setor de Comunicação
Na última quinta-feira 02 de fevereiro, na Afeco, aconteceu a reunião mensal do Departamento Técnico da Cotriel. Além do alinhamento das ações para o ano, foram abordados dois assuntos importantes: a questão do cuidado com pragas na lavoura da soja e os resultados das cultivares de trigo plantadas na área experimental da Cooperativa.
Pela manhã, o professor Juliano Farias, destacou cuidados com três pragas na lavoura de soja que estão com uma população dentro do aceitável devido à falta de chuvas mas merecem a atenção: tripes, que ocasiona perda de água das plantas e em condições de seca do solo se desidratam e murcham mais, ácaros, que se alimentam das células da folha da soja, reduzindo a fotossíntese e a produção de energia pela planta, sendo que ataques intensos podem reduzir a produção da lavoura e a vaquinha da soja, que causa grandes danos à cultura tanto na fase de larva quanto adulta e ocasiona grande desfolha, prejudicando a área fotossintética, bem como influencia no crescimento e desenvolvimento da soja e também do milho. Juliano frisou que o monitoramento é fundamental, sendo que a aplicação de produtos deve ser feita sempre com a recomendação do técnico ou Agrônomo da Cooperativa.
Assista a entrevista
Á tarde, Luis Gustavo Mello, da empresa Sul Agro Pesquisa e Desenvolvimento apresentou os resultados das cultivares de trigo que foram implantadas na área experimental da Cotriel. Mello disse que o intuito é desenvolver trabalhos de pesquisas locais, visando conhecer as demandas que os associados da Cooperativa tem no campo, e que estas sejam levadas ao consultor técnico que o assiste. “Estes resultados chegam até nós de uma forma mais ágil e conseguimos testar em tempo real na área experimental. Foi possível conhecer como foi o desempenho de cada cultivar, fazendo ensaios de adubação, manejo de Nitrogênio e Ureia, fertilizantes foliares e manejos de doenças com os fungicidas disponíveis no portfólio da Cooperativa”, destacou.
Aqui a entrevista de Luis Gustavo
Evandro Schmatz, supervisor técnico comercial da Cotriel Região Norte salientou a importância do trabalho feito pela empresa Sul Agro, que começou a atuar com a Cooperativa em 2022. Aproveitou para convidar para os Dias de Campo e Negócios, que a Cotriel vai realizar em fevereiro e março: “ Os eventos serão voltados a associados das regiões Sul, Centro e Norte. O primeiro evento será dias 15 e 16 de fevereiro, em Capão do Valo, na região Sul, voltado a sócios daquela Unidade e de Pantano Grande, 23 e 24 de fevereiro, em Estrela Velha, no Centro, voltado a produtores daquela filial, além de Sobradinho, Arroio do Tigre, Tunas, Jacuizinho e Salto do Jacuí e dias 01 e 02 de março, em Espumoso, no Norte, para os associados das demais Unidades, como Pontão do Butiá, Depósito, Serra dos Engenhos, Campos Borges e Alto Alegre.
Aqui a entrevista de Evandro
Por ser uma minifeira, além de contar com as demonstrações de cultivares de soja e também as empresas mostrarão novas tecnologias, novos produtos e também biotecnologia, utilizadas na agricultura. Haverá condições especiais nestes dias, de comercialização de produtos químicos e de fertilizantes. Se somam à Cotriel nesta iniciativa as multinacionais Albasch, Bayer, Basf, Cibra, Corteva, FMC, ICL, Mosaic, Nortox, Syngenta, Sumytomo, Timac e Yara.
Quem se inscrever com antecedência no site da Cotriel concorre a 1 TV de Led de 43 polegadas por evento.
Foto e texto: Roger Nicolini