novidades

noticias

Publicada: 19/10/2016

Presidente da Cotriel valoriza papel de fundadores e associados nos 57 anos da história da Cooperativa

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Em seu pronunciamento durante o 13º Encontro de Mulheres no último dia 11 de outubro, dia que a Cooperativa completou 57 anos, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini disse que falava em nome da Direção, lembrando que o momento exige que todos estejam unidos. Para ele, o fortalecimento da família começa pelas mulheres, que são sempre valorizadas e que durante o Encontro tem a oportunidade de confraternizar e melhorar seus conhecimentos. "A Cotriel é privilegiada, pois chega aos 57 anos graças ao trabalho de todas as diretorias e ao empenho atual de todos os associados, que tem participado dos negócios e fortalecendo cada vez mais o sistema", frisou.

O surgimento da Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda. tem muito a ver com a cultura do trigo na região.
Por volta de 1950, o Governo decidiu incentivar o plantio do trigo e, além de conceder financiamentos especiais, importou dos Estados Unidos uma certa quantidade de silos metálicos para serem montados no interior, tendo sido Espumoso um dos municípios contemplados com esses armazéns.

Motivados por tais medidas, os produtores dedicaram-se ainda mais ao plantio do trigo, fazendo com que a produção desse cereal aumentasse bastante na região. Mas, com isso, começaram a surgir alguns problemas, tais como: armazenagem, comercialização, transporte do produto, assistência técnica e outros.

Preocupado com esses problemas, no dia 11 de outubro de 1959 um grupo de agricultores espumosenses reuniu-se no Salão Paroquial e decidiu que a situação deveria mudar.

Após trocar ideias, chegou à conclusão que o melhor caminho para isso seria o cooperativismo. Foi aí então que nasceu a Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda. - COTRIEL.

Inicialmente, a Cooperativa limitou-se a receber a produção de trigo dos associados. Mais tarde, passou a fornecer-lhes sementes de trigo, bem como fertilizantes e outros insumos.

O recebimento da produção de soja dos associados iniciou no ano de 1964, produção pequena, com pouca expressão econômica, mas que prometia grande desenvolvimento.

E desta forma, incentivando a produção de trigo e soja e também a diversificação das atividades na propriedade rural, a Cotriel viu crescer a produção e a renda de seus associados.

Ouça aqui a entrevista com o vice-presidente Paulo Parizoto e o presidente Leocezar.