Publicada: 10/10/2016
segunda-feira, 10 de outubro de 2016
Os preparativos para implantação da lavoura de soja na região de Estrela Velha estão acelerados, visto que as áreas estão sendo manejadas para alcançar um bom controle nas ervas, com ênfase na buva, sempre muito preocupante na competição com a cultura implantada.
Conforme o técnico agrícola da Unidade, Felipe De Franceschi, o plantio de soja está em fase inicial, visto que as perspectivas são que ganhe intensidade na segunda quinzena do mês de outubro. “ O produtor a antecipou o plantio de soja na região devido ao histórico da últimas safras ter sido favoráveis para a implantação da cultura nesta época. O produtor também está apreensivo com o clima e está planejando o plantio, ampliando a janela entre a abertura e término de plantio, para melhorar a arrancada da soja e proporcionar um melhor desenvolvimento inicial das plantas, o que pode impactar na produtividade”, disse.
Quanto ao milho, Franceschi pontua que o fato de as chuvas no período inicial ficarem um pouco a abaixo das expectativas para o período, as plantas de sequeiro ficaram paralisadas, atrasando os manejos de ervas-daninhas, assim como as coberturas nitrogenadas, quais foram retomadas com retorno das chuvas para região.
Sobre o trigo, o técnico agrícola enfatizou que este é um ano bastante positivo para a cultura, mesmo que o período entre as chuvas desta semana e as últimas precipitações registradas em setembro tenha sido de cerca de 23 dias , impactando um pouco no stand final de plantas: “O desempenho está muito favorável. Uma baixa intensidade de doenças está sendo registrada, sendo que em determinados períodos e cultivares, as maiores incidências eram de oídio e mancha foliar, as quais foram manejadas de acordo suas reais necessidades, impactando também no manejo da ferrugem. Quanto às pragas, cabe salientar a presença de pulgão e percevejo. No caso desta última, é fundamental fazer um manejo correto do mesmo, principalmente nas áreas de implantação da soja no pós trigo. Ao associar bons manejos aliado a um clima favorável, podemos ter uma excelente produtividade”, destacou.
Ele finaliza recomendando atenção quanto aos manejos de dessecação para implantação da cultura da soja, visto que os resultados futuros dependem da correta decisão tomada agora, aliando semeadura em área sem competição de invasoras, semente de qualidade, adubação equilibrada e manejo de pragas e doenças no momento correto, são apenas alguns dos vários detalhes para se buscar uma lavoura com rentabilidade.