Publicada: 16/03/2023
quinta-feira, 16 de março de 2023
Fonte: Setor de Comunicação
Nesta quarta-feira, 15 de março, na Afeco, Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas da Sede e Unidades tiveram duas palestras importantes: uma sobre híbridos de milho e outra explanação acerca de variedades de plantas de cobertura.
Pela parte da manhã, os consultores da região Norte da qual fazem parte Espumoso, Pontão do Butiá, Depósito, Serra dos Engenhos, Campos Borges e Alto Alegre, estiveram realizando uma rodada técnica na área experimental, onde juntamente com Luiz Gustavo Melo, da empresa SulAgro Pesquisa e Desenvolvimento avaliaram diferentes tratamentos na cultura da soja. Também a equipe se fez presente na área de pesquisa da SulAgro, em Tapera, onde teve uma manhã de campo com a empresa Corteva, através de seu representante, Cleiton Krindges, apresentou a tecnologia Enlist para soja.
Á tarde, os consultores do Norte puderam assistir às palestras com André Lucatelli, representante da NK Sementes, que faz parte do grupo Syngenta, onde conheceram quatro híbridos de milho: o NK 520, de ciclo precoce, NK 467, superprecoce, NK Feroz, para grão e silagem e Defender, com maior tolerância à praga da cigarrinha. A segunda palestra foi com Carlos Feldmann, desenvolvimento comercial da Nuseed (antiga Atlântica Sementes), que apresentou materiais utilizados para a cobertura do solo. “É fundamental que o solo tenha entre 9 e 12 toneladas de massa verde por hectare, a fim desta cobertura promover a descompactação, aumento de matéria orgânica e reciclagem de nutrientes do solo. É preciso fortalecer a estrutura da terra, para que a água fique mais retida e melhore os índices de umidade, por exemplo. Em caso de dúvidas, o produtor pode e deve procurar a área técnica da Cotriel para se informar e seguir as recomendações”, frisou.
Texto: Roger Nicolini
Fotos: Cleiton Krindges e Roger Nicolini
Aqui a entrevista com André Lucatelli
Aqui a entrevista com Carlos Feldmann