Publicada: 27/06/2023
terça-feira, 27 de junho de 2023
Fonte: Setor de Comunicação
A época em que praticamente todas as lavouras de trigo estão plantadas merece atenção dos produtores que optaram por implantar o cereal. Diego Rodrigues, consultor técnico comercial da Yara, proferiu na última quinta-feira, dia 22 de junho um treinamento voltado à área técnica da Cotriel Região Norte (Alto Alegre, Campos Borges, Depósito, Espumoso, Pontão do Butiá e Serra dos Engenhos) e na sexta-feira, dia 23,para as regionais Centro (Estrela Velha , Jacuizinho, Salto do Jacuí e Tunas e Sul (Arroio do Tigre, Capão do Valo, Pantano Grande e Sobradinho).
Rodrigues lembrou que é importante retomar alguns conceitos referentes à nutrição de plantas e que o desafio é conduzir estas áreas da melhor forma possível, garantindo o estabelecimento do trigo e corrigindo possíveis situações de deficiência nutricional que possam surgir. A preocupação com a cultura da soja, que será implantada nos próximos meses também é importante: “Temos o desafio no mercado de soja nos próximos 30 a 40 dias deve acontecer de forma mais intensa, a fim de que a gente possa atender o produtor com os melhores perfis de produtos possíveis para que possamos garantir a próxima safra", lembrou.
Para o consultor, o grande ponto após o plantio do trigo é, à medida que o clima permite, o posicionamento de aplicação de produtos nitrogenados em cobertura, a fim de garantir alto teto produtivo da cultura e, ao mesmo tempo, fazê-lo com eficiência, usando fontes e fertilizantes que entreguem produtividade e qualidade na cultura do trigo e, a partir deste manejo e investimento, garanta nas próximas culturas, no caso da soja, uma situação de ciclagem de nutrientes da palhada que sobra da cultura, a fim de que se consiga obter uma soja de maior nível de desenvolvimento na próxima safra.
Por fim, Rodrigues salientou que a dinâmica de treinamentos da Yara tanto a área técnica quanto com os produtores não visa apenas abordar apenas fórmula dos produtos, pois a questão não deve se apenas discutir o valor absoluto do produto: “Procuramos alertar a área técnica e de vendas que o associado da Cotriel deve estar atento à tecnologia do fertilizante que está adquirindo. Além da nutrição, é preciso saber acerca da fitossanidade do produto e estar atento à doenças ocasionadas pelo tempo úmido. Encerro dizendo que dois momentos são importantes no estabelecimento da cultura de inverno: a aplicação de Nitrogênio nos momentos oportunos para definição do potencial produtivo do trigo e o manejo de aplicações foliares com produtos a base de Zinco e Manganês na cultura do trigo, visando estabelecimento, desenvolvimento e manutenção da sanidade das culturas para garantir produtividade e qualidade, no caso do trigo, no qual, além de produtividade, é pago pelos aspectos de qualidade”, encerrou.
Assista aqui a entrevista.