novidades

noticias

Publicada: 03/12/2024

Moscas que acometem o gado de leite e de corte: um problema de saúde animal e humana

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

As moscas são um problema recorrente na pecuária, afetando tanto o gado de leite quanto o de corte. Entre as principais espécies que impactam a saúde e a produtividade dos rebanhos estão a mosca doméstica (Musca domestica) ,mosca de estábulo (Stomoxys calcitrans) , a mosca bernemosca berneira (Dermatobia hominis) e mosmosca do chifre (Haematobia irritans) .

O Médico Veterinário que atua junto à Sede da Cotriel em Espumoso,  Cláudio Gomes Antunes, frisou que cada uma tem suas peculiaridades: a doméstica,  transmite mais de cem agentes causadores de doenças, como bactérias, vírus, fungos, protozoários e parasitos. Quanto à de estábulo, tem uma picada dolorosa e causa feridas na pele dos animais, podendo ocasionar estresse, agitação, alteração no comportamento, redução do ganho de peso e da produção de leite. Quanto à mosca do chifre, a infestação pode diminuir o ganho de peso, a produção de leite, o apetite e a conversão alimentar, sendo que a infestação prolongada pode levar os animais à morte. 

Para o profissional, bactérias transmitidas por moscas podem causar doenças graves, como Salmonella e a Listeriose, que podem ser fatais em algumas pessoas. Como medidas de combate, , podem-se aplicar sprays contra moscas ao longo do ano ou usar brincos mosquicidas. “As moscas representam um desafio significativo para a pecuária, tanto em termos de saúde animal quanto de produtividade. A combinação de estratégias de manejo ambiental, controle biológico e uso de produtos químicos é fundamental para minimizar seus impactos. Além disso, medidas preventivas também são importantes para proteger a saúde dos trabalhadores rurais e dos consumidores”.

Sobre quaisquer dúvidas, a Cotriel dispõe de um Médico Veterinário para atendê-los junto à algumas filiais. Os medicamentos são comercializados junto ás 12 lojas de Ferragens da Cooperativa.

Ouça aqui a entrevista.