Publicada: 01/04/2025
terça-feira, 1 de abril de 2025
Fonte: Setor de Comunicação
O outono é marcado pelo inicio das mudanças de temperaturas no Estado do Rio Grande do Sul. Em entrevista concedida à nossa reportagem, a meteorologista Bárbara Sentelhas, CEO e fundadora da Agrymet, destacou algumas tendências de tempo e temperaturas para o outono, que iniciou em 20 de março e vai até 20 de junho.
Primeiramente, ressaltou que as chuvas tendem a permanecer dentro dos índices normais, uma vez que, normalmente, essa região tem chuvas abundantes o ano inteiro. “Quando falamos na previsão do tempo, significa uma condição atual da atmosfera. Já a partir do momento que traçamos o panorama para uma estação, nada mais é que uma projeção climática, onde tentamos entender o que vai acontecer com os principais fenômenos que influenciam o clima em um período maior de tempo”, explicou.
Quanto à perspectiva de chuvas, Bárbara, ao analisar os mapas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), assinalou que o cenário é de chuvas acima do normal no mês de abril, sendo que maio e junho as precipitações podem ficar um pouco abaixo da média. Alguns modelos internacionais já tem outro entendimento, de que os índices devem ser abaixo da média nos três meses, o que torna todos dependentes da previsão do tempo e sendo fundamental observar estas condições de forma mais atenta.
No que diz respeito às temperaturas, a meteorologista finaliza destacando que podem ser registradas temperaturas de 0,2 a 05 ºC acima da média, o que não impedem ondas de frio, as quais podem ser detectadas, no caso da incidência de geadas, com apenas 3 dias de antecedência, no que diz respeito ao mapa do Inmet.
Assista abaixo a entrevista.