Publicada: 22/01/2025
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Fonte: Setor de Comunicação
O gerente de insumos e técnico agrícola da Cotriel, Amarildo Provensi conversou conosco acerca das lavouras de soja e milho na região de abrangência da Cooperativa. Sobre as lavouras de milho, salientou que este ano devido a alguns fatores a área destinada ao cereal para fins de silagem diminuiu significativamente principalmente devido à questão do clima: “A maioria das áreas foram plantadas após 20 de agosto, com as duas últimas semanas de agosto e as duas primeiras semanas de setembro foi praticamente 80% das áreas plantadas. Os produtores que plantam milho em grão, tem em sua maioria lavouras irrigadas tem uma boa expectativa de produtividade, ao contrário das que não são irrigadas, que tem uma perspectiva mais baixa”, lembrou.
Provensi ao comentar sobre a área de soja, revelou que os mais de 165 mil hectares de soja plantados em toda a área de abrangência da Cooperativa, 80% dessas lavouras foram as implantadas entre 25 de outubro e 20 de novembro, que é o período ideal para a região e que a falta de chuva está fazendo diferença nos quesitos de produtividade e desenvolvimento da oleaginosa.
Ao falar sobre entrega de embalagens vazias de defensivos, o gerente de insumos da Cotriel finaliza reforçando que a responsabilidade de dar destino aos vasilhames é do associado. Na Sede, as entregas devem ser feitas de acordo com os dias pré-estabelecidos no Depósito Central de Recebimento, localizado ao lado da área experimental. Nas Unidades, as embalagens devem ser deixadas junto à filial, que encaminhará posteriormente ao Depósito da Sede. A cooperativa, segundo Amarildo, não faz esta coleta de embalagens nas propriedades e o produtor deve ficar atento, pois há um controle rigoroso por parte dos órgãos de fiscalização acerca do que é comercializado e entregue, sendo que se os registros não baterem, o agricultor pode ser autuado.
Ouça aqui a entrevista.