Publicada: 29/12/2020
terça-feira, 29 de dezembro de 2020
Fonte: Setor de Comunicação
Seguindo o planejamento de investimentos definidos em conjunto com a Assessoria de Agronegócios, mais equipamentos foram adquiridos para o Engenho de Arroz, localizado em Pantano Grande.
O administrador do engenho, Edson Orsolin explica que este ano foram substituídos mais quatro equipamentos, que proporcionarão menor custo de produção e ganho na qualidade de grãos que são beneficiados: “As novas máquinas agilizam o fluxo de envase das marcas próprias – Cotriel, Rio do Sol e Agrojac - , produzidas no nosso engenho, e as de terceiros, fazendo que também os grãos saiam com uma característica que atende bem as exigências do mercado. A qualidade de grãos em arroz influencia o valor do produto no mercado, a aceitação do produto pelo consumidor e a adoção de novas cultivares, melhorando aspectos como valor nutritivo, qualidade industrial, adequação do produto aos padrões de comercialização e qualidade culinária, afirmou.
Edson explica que os aparelhos de última geração proporcionam economia de energia, o que baixa significativamente os custos de produção e seguem todas as normas trabalhistas: “Um aparelho destas substitui até duas máquinas antigas, ocasionando uma queda no consumo de energia elétrica de até 30%. E também atendem a Norma Regulamentadora 12 (NR/12), que determina que estes instrumentos possuam proteção para evitar acidentes”, destaca.
O Engenho de Arroz fica junto à Unidade da Cotriel, localizada na BR 290 em Pantano Grande. Ele beneficia cerca de 1.750.000 Kg de arroz em casca/mês, onde deste produto são envasados nas marcas Cotriel, Rio do Sol e Agrojac e marcas de terceiros, responsável por 70% de toda a produção que de lá sai. O arroz é comercializado no Rio Grande do Sul e em mais seis Estados do Brasil. Cerca de 35% do arroz entregue pelos associados da Cooperativa no município são consumidos pelo Engenho.