Publicada: 20/10/2022
quinta-feira, 20 de outubro de 2022
Fonte: Setor de Comunicação
Na manhã desta quarta-feira, 19 de outubro, na Sala de Reuniões, em Espumoso, aconteceu a reunião preparatória para a safra de trigo/aveia na Cotriel. Participaram gerentes, encarregados da área de recebimento e a diretoria, representada pelo presidente, Leocezar Nicolini e o vice-presidente, Paulo Edemilson Parizotto.
Na abertura, o gerente de grãos, Odélcio Hartmann apresentou os números totais de recebimento das culturas de arroz, milho, soja e trigo neste ano de 2022 em todas as Unidades e Postos de Recebimento. As culturas de verão representam 66% do que é entregue pelos produtores, sendo que os demais 34% são as de culturas de inverno. Hartmann espera que o recebimento de trigo seja um dos maiores dos últimos tempos, visto que até o momento o tempo ajudou e a perspectiva é de uma boa produtividade, só as condições climáticas como excesso de chuva na colheita podem prejudicar a qualidade do grão do cereal, principalmente o Ph.
Odélcio também demonstrou informações técnicas acerca dos índices esperados de qualidade (Falling Number) e força e proteínas do trigo (W). Destacou que os parâmetros para a segregação do trigo implantados há cerca de 10 anos pela Cooperativa seguem sendo utilizados e levam em conta quesitos como variedade, umidade, Ph, ausência de sementes tratadas, germinados e micotoxinas, os quais são exigidos pelo mercado. Lembrou que o cereal é ainda mais exigente em termos de secagem e armazenagem e que os trabalhos internos com as equipes seguem sendo feitos em todas as Unidades.
Com uma área de cerca de 42 mil hectares em toda a sua área de abrangência, a Cotriel espera obter este ano uma boa produtividade nas lavouras de trigo. O aumento foi de cerca de 15% em relação ao ano passado, estando assim distribuída: na sede, em Espumoso, são 9.296 hectares; Salto do Jacuí: 1677 hectares; Alto Alegre: 1514 hectares; Depósito: 3897 ha; Pantano Grande: 3191 hectares; Campos Borges: 2.000 hectares; Estrela Velha: 4344; Pontão do Butiá: 5356; Serra dos Engenhos: 1476 hectares; Capão do Valo: 624 hectares; Arroio do Tigre: 2362; Sobradinho: 1155 hectares; Tunas: 945; Jacuizinho: 1681 e Rincão do Ivaí/Salto do Jacuí: 157 hectares.
Segundo Odélcio Hartmann, gerente de grãos da Cotriel, a colheita deve começar nos próximos dias e a perspectiva é de que se o tempo colaborar a maioria das lavouras já estejam colhidas até a primeira quinzena de novembro. Além disso, o gerente de grãos revelou que uma parte do trigo já está comercializada e a liquidez do cereal também foi a razão do aumento significativo da área plantada de trigo. “O recebimento da cultura da aveia branca será somente nas unidades Sede, Campos Borges e Pantano Grande e o cereal deve ter umidade máxima de 13%. Por isso o associado precisa estar atento a esse quesito e fazer amostras de umidade antes de fazer a colheita”, finalizou.
Fotos: Rafael Míssio e Roger Nicolini