novidades

noticias

Publicada: 21/09/2023

Cotriel presente na missão da Rede Técnica Cooperativa aos Estados Unidos

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Fonte: Setor de Comunicação

De 28 de agosto a 1º de setembro, a Rede Técnica Cooperativa – RTC, com apoio do Sistema Ocergs realizou no Estado de Illinóis, Meio-Oeste dos Estados Unidos a primeira Missão Técnica para aquele país. A Cotriel foi representada pelos Engenheiros Agrônomos Evandro Schmatz, supervisor técnico comercial da Regional Norte e Felipe de Franceschi, supervisor técnico comercial Regional Centro. Eles integraram o grupo composto por 42 representantes de 26 Cooperativas Agropecuárias do RS participantes da RTC que estiveram em visitas a universidades, empresas e propriedades rurais.

Ao relatar a experiência, Felipe agradeceu a oportunidade proporcionada pela Cooperativa bem como pelos conhecimentos adquiridos naquele país. Afirmou que o problema são as plantas daninhas e mesmo com chuvas bem menores se comparadas à região Sul do Brasil o solo responde com fertilidade: “Estávamos em um grupo seleto onde o objetivo principal era buscar novas tecnologias e ver o que estava acontecendo naquele solo e que fosse adaptável à nossa região. Em termos de fertilidade de solo, pudemos visitar algumas propriedades e universidades e nessa troca de informações percebemos que o solo americano mesmo com dificuldades de drenagem entrega uma alta fertilidade. Na região, onde 70% das lavouras são de milho e apenas 30% recebem soja, a média anual de chuva por cultura chega a 560 milímetros. Neste momento, a soja está em fase de desenvolvimento e a chuva não passou de 250 milímetros. O maior problema naquela região é o excesso de plantas daninhas e vários trabalhos realizados na Universidade de Winconsin e que são financiados pelos produtores estão sendo feitos para desenvolver herbicidas pós-emergentes mais eficientes no combate ao caruru, invasora que mais infesta as lavouras daquele estado, sendo que devido ao clima, que é bastante frio em boa parte do ano, a pressão de pragas e doenças é bem menor. A soja como foi comentado não é a principal cultura e sim utilizada para fechamento de plantio e com produtividade de 64 sacas por hectare, sendo que no caso do milho, a maioria cultivado em áreas sem irrigação,  tem uma produtividade de 187 sacas por hectare, que já é considerada histórica para os padrões americanos” relatou.

Evandro encarou esta viagem como uma imersão de conhecimento e destacou a questão da tecnologia bem como a forma que os produtores americanos daquela região aferem os nutrientes do solo e como plantam e colhem suas áreas: “Visitamos uma das maiores feiras de tecnologia, a Farm Progress Show e visualizamos máquinas cada vez maiores para fazer o plantio na janela ideal e para facilitar a colheita que tem de ser feita antes da neve cobrir as terras. Para o plantio, os mapas utilizados são de taxa variável de semente e fertilidade, o que é muito levado em conta na hora da aquisição de uma máquina, se ela comporta estes mapas. Eles, ao contrário do nosso associado que tem a plataforma SmartCoop, não tem um aplicativo para emissão estes mapas. O solo tem um alto índice de matéria orgânica e retém muita água, e o que ocasiona perda de produtividade no caso de Illinóis é excesso e não a falta de chuvas e este ano, mesmo com menos precipitações, a safra vai ser praticamente igual à safra passada, com expectativa de fechar com 62 sacas de média para a soja e 175 para o milho, uma redução mínima graças a todos estes fatores”, descreveu.

A comitiva também visitou duas cooperativas do Meio-Oeste e o Instituto de Pesquisa da Precision Planting, em Pontiac – Illinois. A  feira Farm Progress Show 2023, reuniu áreas de demonstrações de campo, equipamentos e produtos para semeadura, cultivo, colheita e agricultura de precisão, setor de sementes com destaques para as novidades em genética e proteção de culturas.

Ouça aqui a entrevista de Evandro e Felipe.

Fotos: Arquivo pessoal de ambos.