Publicada: 30/08/2024
sexta-feira, 30 de agosto de 2024
Fonte: Setor de Comunicação
Com o objetivo de debater as mudanças climáticas e a legislação ambiental, representantes das cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul se reuniram no I Encontro da Rede Técnica Ambiental. O evento, realizado na CCGL no dia 22 de agosto, é uma iniciativa da FecoAgro/RS e Sistema Ocergs.
A Cotriel foi representada pelo Presidente, Leocezar Nicolini e o gestor da área ambiental, Bértio de Matos.
Na ocasião, estiveram realizando palestras o professor de direito ambiental Leonardo Papp, que falou sobre o assunto “Panorama da legislação ambiental e seus impactos no cooperativismo” e o coordenador de meio ambiente do Sistema OCB, Alex Macedo. Ambos reconheceram a importância do tema ambiental para o cooperativismo brasileiro, tendo em vista os princípios do cooperativismo, que tratam sobre cuidado com a sociedade e sustentabilidade.
As principais questões abordadas segundo Bértio foram acerca da rastreabilidade da soja para exportação, a qual permite estabelecer um histórico do produto, desde a origem da soja nas fazendas, passando pelo seu armazenamento e transporte com segregação até ao seu desembarque no destino final, e que pode incluir diversos critérios socioambientais, como a pegada de carbono da produção negociada e se as fazendas adotam práticas regenerativas e que não agridem o meio ambiente. Também outra questão foi acerca dos créditos de carbono para a agricultura, que podem ser gerados através de atividades como a conservação de florestas, o reflorestamento e o sequestro de carbono no solo. Cada crédito de carbono equivale a uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) ou seu equivalente em outros gases que deixou de ser emitida.
Ações da Cotriel no meio ambiente
A Cotriel realiza diversas ações alusivas ao meio ambiente, como a logística reversa com o Posto de recebimento de embalagens Vazias de agrotóxicos, os quais são enviados para o INPEV de Boa Vista do Incra ou Carazinho, que retira dezenas de toneladas de embalagens da natureza. Também segue rigorosamente a legislação ambiental tanto da Fepam e Secretaria Estadual do Meio Ambiente quanto a do IBAMA, mantendo em dia as licenças de todas as suas atividades. O Viveiro de Mudas, localizado na Sede, produz mudas de espécies que vão desde as frutíferas, exóticas até as nativas, as quais são vendidas para o público em geral, e também são doadas para entidades e escolas de toda a área de abrangência da Cotriel. Há vários anos a Cotriel possui uma área de reflorestamento com 39 hectares, localizada em Linha Ferrari, interior de Campos Borges, na qual é feito o plantio de eucalipto para a reposição florestal, sendo extraída parte da lenha que é utilizada nos fornos de secagem de grãos de todas as Unidades.
Ouça aqui a entrevista com Bértio de Matos.
Fotos: Fecoagro/Divulgação