novidades

noticias

Publicada: 14/08/2023

Cotriel participa de qualificação técnica para a Operação 365

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Fonte: Ascom RTC/CCGL

A CCGL, através da Rede Técnica Cooperativa e da SmartCoop, em conjunto com a EMBRAPA e outras instituições parceiras, promoveu na quinta-feira (10/08) a qualificação técnica para 125 técnicos de 12 cooperativas associadas. A Operação 365 tem como objetivo estimular a melhoria da qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas. Esta iniciativa visa elevar a sustentabilidade, a estabilidade produtiva das lavouras e maximizar a rentabilidade das propriedades rurais no Rio Grande do Sul. A Cotriel foi representada pelos Engenheiros Agrônomos Bruno Yora (Alto Alegre), Gabriel Höfstaetter  (Capão do Valo), Jean Ceolin Michel e Luciano Monteiro (Sobradinho), Luisa Opelt (Pontão do Butiá), Ricardo Maciel (Jacuizinho) e Willian Braun (Estrela Velha).

A qualificação desdobrou-se em duas partes distintas: sessões de palestras técnicas e diagnóstico de campo. Durante a manhã, os técnicos participaram de palestras abrangendo temas como o Manejo de Solos no Uruguai: da Investigação à Regulamentação, ministrada pelo Dr. Sebastian Mazzilli, Diretor do Sistema Agrícola-Ganadero. Geomar Corassa, Gerente de Pesquisa da CCGL, apresentou todos os detalhes da Operação 365 aos participantes. Na sequência, o Pesquisador da EMBRAPA Giovani Faé discutiu os fundamentos do IQM – Índice de Qualidade do Manejo e apresentou os Formulários de Avaliação. Posteriormente, Fernanda Toledo, Coordenadora de Difusão de Tecnologia, abordou a Gestão das Informações por meio da Plataforma Smartcoop.

Na segunda metade do dia, os técnicos colocaram em prática suas habilidades, realizando diagnósticos de campo para avaliar as condições físicas e químicas do solo. A atividade abordou tópicos como a coleta adequada de amostras e a identificação da compactação do solo a campo. O Chefe-Geral da EMBRAPA Trigo, Jorge Lemanski, ressaltou a importância dessas análises, explicando como elas permitem interpretar as características físicas e químicas do solo, contribuindo para um manejo eficaz que aumente a produtividade e crie um ambiente resiliente às adversidades, como a estiagem. – Capacitar técnicos e agricultores com novos conhecimentos e intensificar a produção sustentável é o caminho para alcançar mais ganhos com menos riscos na atividade agropecuária, destacou Jorge.

Os técnicos habilitados na qualificação serão certificadores pelo programa e poderão realizar avaliação em talhões de produtores associados às cooperativas. Para que o produtor receba o certificado, os talhões deverão ser cadastrados na Plataforma SmartCoop, que será o ambiente para o gerenciamento de dados registrados em cada talhão. A avaliação será feita através dos critérios do Índice de Qualidade do Manejo (IQM), estabelecido pela Operação 365. Nos critérios do IQM, são avaliados fatores como: diversificação de culturas, uso de plantas de cobertura, proteção e conservação do solo, qualidade física, química e biológica do solo, indicadores de custos e de rentabilidade, dentre outros.

De acordo com o nível de certificação de cada talhão, o produtor estará apto a receber benefícios da cooperativa à qual é associado. Os benefícios têm como objetivo valorizar os produtores que realizam o manejo adequado, fomentando o aumento do uso de boas práticas agrícolas.

Fotos: Mariana Luz/ CCGL