novidades

noticias

Publicada: 21/03/2023

Cotriel participa de qualificação técnica de lançamento da Operação 365

terça-feira, 21 de março de 2023

Fonte: Ascom RTC

A Operação 365 tem como objetivo estabelecer um programa para estimular a melhoria da qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas, visando elevar a sustentabilidade, a estabilidade produtiva das lavouras e maximizar a rentabilidade das propriedades rurais no Rio Grande do Sul. A CCGL, através da RTC – Rede Técnica Cooperativa e em conjunto com a EMBRAPA e outras instituições parceiras, realizou na última sexta-feira (17/03), no auditório da CCGL, a qualificação técnica para 97 técnicos de 18 cooperativas associadas, marcando assim o início oficial da Operação 365. A Cotriel foi representada pelos Técnicos Agrícolas Adelar Junior Corte (Salto do Jacuí),  Maurício Jung (Tunas) e Sarlano Peiter (Arroio do Tigre) e os Engenheiros Agrônomos , Anderson Vincenzi (Pantano Grande) , Diomar Muratt Júnior (Serra dos Engenhos), Felipe de Franceschi (Estrela Velha)  e  Luciano Nicolini (Espumoso).

Os técnicos habilitados na qualificação serão certificadores pelo programa e poderão realizar avaliação em talhões de produtores associados às cooperativas. Para que o produtor receba o certificado, os talhões deverão ser cadastrados na plataforma SmartCoop, que será o ambiente para o gerenciamento de dados registrados em cada talhão. A avaliação será feita através dos critérios do Índice de Qualidade do Manejo (IQM), estabelecido pela Operação 365. Nos critérios do IQM são avaliados fatores como: práticas de produção, uso de plantas de cobertura, permanência de palhada, indicadores de custo, questões físicas e químicas do solo, dentre outras.

De acordo com o nível de certificação de cada talhão, o produtor estará apto a receber benefícios da cooperativa em que é associado. Os benefícios têm como objetivo valorizar os produtores que realizam o manejo adequado, fomentar o uso de boas práticas agrícolas, além de servir como exemplo para outros produtores. Para o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemanski, com o trabalho que será desenvolvido na Operação 365 todos têm a ganhar. – Com o sucesso de um produtor, seu município ganha, sua cooperativa ganha e o Estado vivencia os resultados positivos de uma boa safra. Além disso, a visibilidade das lavouras que estão no nível de excelência permite que as lavouras que não estão com bom resultado sejam diagnosticadas e, assim, surjam opções para soluções, completou Jorge.

O Gerente de Pesquisa da CCGL/RTC, Geomar Corassa, ressalta que a Operação 365 é um trabalho coletivo em prol da agricultura.  – Acreditamos que vamos contribuir para a melhoria da qualidade das áreas da produção do Rio Grande do Sul e, naturalmente, contribuiremos para o aumento da produtividade e da eficiência agrícola, tanto de grãos, leite ou carne, completou Geomar.

Para Felipe Franceschi, da Cotriel, a operação 365 é mais uma ferramenta que proporciona conhecimento técnico aos consultores da Cooperativa, a fim de repassarem as mais modernas tecnologias aos associados: “Precisamos conhecer mais o nosso solo e trabalhar para que a propriedade seja viável o ano todo. O trabalho da RTC e da Embrapa é uma parceria que proporciona ganhos para toda a cadeia do agro e cada vez mais qualificação aos nossos Técnicos e Agrônomos, a fim de que possamos fazer que nosso associado obtenha ainda mais rentabilidade”, finalizou.

Fotos: Ascom RTC e Felipe Franceschi

Adaptações do texto: Roger Nicolini